quarta-feira, maio 17, 2006

My name is...


***Your Japanese Name Is...***

Tani Suzuki. Uhmmm...aha....uhmmmm...gosto:-)


What's your Japanese Name?

terça-feira, maio 16, 2006

Dicas bruxelenses para dias de chuva...e de sol

Às vezes estamos a meio da semana, passa das 9 da noite e apetece sair. Mas nada de muito formal. A vontade não é bem de cinema, nem de restaurante, nem de bar ou café. O que apetecia mesmo era sair 1 horita para espairecer, encontrar uma ou duas amigas/os, conversar descontraidamente e depois voltar para casa com a cabeça desanuviada.
Às vezes é fim de semana e entre as 7 e as 9 da noite não há nada para fazer e apetecia sair...conversar sobre tudo e nada, num sítio descontraído, familiar...
Eu tenho um segredo, é a minha solução para a chuva, para o calor húmido para o bom e mau humor. Chama-se:


O nome malandro vale a ida. Desde que o conheço que afirmo contente e sem pudor: Vou ao ZiZi;-). E não sou só eu, o ZiZi está sempre cheio, mesmo às 10 da noite quase a fechar. ZiZi foi o seu fundador italiano que em 1933 aqui assentou arraiais vindo de Itália. A arte italiana está lá, na delícia e variedade dos sabores (pardon, parfuns), na textura cremosa, na autenticidade dos ingredientes e na fruta fresquinha que decora as inúmeras copas.



A clientela é outro atractivo. Da família magrebina, ao casal burguês belga, dos jovens eurocratas, aos asiáticos, indianos, jovens,velhos, com filhos, sem eles,com vontade deles ou não. Lá, vou com as minha amigas, com o meu companheiro, com todos, separadamente e sózinha.

Sem pretensões na sua aparência, gostava de acreditar que nunca deixará de existir: é uma instituição.

Não tem as côres falsas a cheirar a conservante do rival recém-chegado enche a rua de música para atrair a clientela.

Mas actualiza-se, não se pense que não. O ano passado mudou as cadeiras e mesas. E em todas as estações tem sabores da fruta da época que são de chorar por mais. Até tem gelado de leite de "arroz" para quem sofra de intolerância aos lacticínios. Por vezes saltito de copa em copa, consoante a estação, mas volto com frequência à copa Borneo, é a minha eleita. Fruta fresca(abacate, papaia,manga e maracujá) com quatro sabores(baunilha, banana, meloa e leite de amêndoa doce). Uhmmm...

É o meu cantinho do bem-estar. Fica na rue de La Mutualité 57, mas o mais fácil é seguir a rue Vanderkinderen, logo depois do cruzamento com a av. Brugmann. Está lá sempre, na esquina, fiel, simpático, acolhedor. O ZiZi :-)

sábado, maio 13, 2006

Bom fim de semana



"Les Réligieuses".

Foto Ladurée.

quinta-feira, maio 11, 2006

O Diario estava a precisar...

Duma visita do Chang Chen, meu actor chinês favorito (pausa para suspiro primaveril) que iluminou com sua magnífica presença filmes como o 3X , 2046 ou Tigres e Dragões.


O diario estava também a precisar de...arrumar a casa:


Parafraseando a minha querida amiga Morag que é escocesa, há pessoas que são "a total waste of space". Pois eu aplico a sua máxima ao meu blog ( e não à blogosfera onde todos têm o direito a existir,claro) e digo" some blogs are a total waste of blog template space". E assim vai uma dança no meu índice de leituras. Saiem poucos, entram alguns. Mas sou fiel, muitos ficam.

terça-feira, maio 09, 2006

9 de Maio


Dia 9 de Maio assinala o dia da Europa e de Robert Schuman por ser este considerado um dos pais da Europa. Para quem trabalha nas instituições europeias este dia é também feriado. Com humor apelidamos este dia "Saint-Schuman" pelo facto de ser feriado.
Estando eu em casa a gozar do descanso próprio a este dia, lembrei-me da origem do meu percurso comunitário. Porque me tornei eu numa "Europeísta, malgré tout, convicta? A resposta encontrei-a logo. Não começou por ser uma questão de princípio, nem tão pouco ideológica.
Começou por ser uma forma de estar, muito natural e sem teorias. Começou exactamente no ano lectivo 92/93 durante o Erasmus em Montpellier. A opção de fazer o Erasmus era óbvia desde o primeiro ano de faculdade. Queria conhecer mundo, queria voar, Coimbra só já não chegava, nem Lisboa sequer. Queria aventura, queria por-me à prova. Queria escapar ao raio de acção da consciência parental. Sim, esta terá sido uma das principais razões.
Chegada ao terceiro ano, Montpellier lá fui eu. E assim como eu fui, foram uma série de italianos, espanhóis, holandeses, alemães, ingleses e provavelmente outros de que já não me lembro. A bolsa foi de nove meses. Nove meses de gestação de uma realidade que desde então nunca mais deixou de me acompanhar nem de me fascinar: os europeus, me and my other me.
Aprendemos a conhecer-nos, passámos de curiosidades exóticas a pessoas simplesmente com nome, gostos, qualidades e defeitos. Aprendemos a coabitar, a integrar a França com dificuldades semelhantes, com um prazer tantas vezes partilhado.
Trocámos saudades,palavras,línguas, receitas, amores, desamores, festas, cumplicidades, músicas e amizades. E no fim, já ninguém tinha uma nacionalidade: eu era eu, e cada um tinha um nome e já não era só o grupo que nos definia.
Depois disto a Constituição, Schengen os Tratados são pormenores. O essencial estava feito, estava lá. Está no estômago, no fígado e no coração. Nunca mais desapareceu.E ainda bem:-)

No meu blog é Primavera quase Verão



...sim, pelo menos no blog, a Primavera é quando eu quiser.

*foto minha do campo português.

domingo, maio 07, 2006

Dia da Mãe


Apertado, apertado e com muitos beijinhos e com cheiro de mãe e com saudades...

P.S.: Só mais uma coisinha mãe. Hoje confirmou-se o que suspeitava. A sociedade patriarcal existe porque os homens "have issues" com as mães deles. Sabes, visitei os blogues do costume. É verdade que a maioria são escritos por homens que só escrevem sobre coisas sérias ou seja só política e... futebol. Olha,só dois se lembraram de ti, de resto nem um falava das mães. Sabes, vão dizer que o teu dia é todos os dias,é ridículo teres um dia...Mas ainda noutro dia festejavam o 25 de Abril e queixavam-se que cada vez se recorda menos. Eu recordei-o mãe, não te preocupes. Mas quanto ao teu dia, olha, népias, nickles , pickles batatóides. São uns mal amados com dúvidas de identidade, uns amnésicos, egocêntricos? Não sei. Mas olha mãe, há esperança, porque um rapaz lembrou-se da mãe dele. Vai levar anos, mãe, mas isto vai mudar:-)

sábado, maio 06, 2006

Bom Fim de Semana

Foto Ladurée.

quinta-feira, maio 04, 2006

Diz-me que série vês, dir-te-ei quem és...

Na revista Psychologies-Belgique deste mês é feito o retrato do espectador consoante a série culto da sua predilecção. Ora, a minha foi e continua a ser (sim que eu não traio as minhas meninas facilmente) a série Sex and the City. Nunca a achei fútil, nem só sobre sexo, crítica que lhe ouvi fazerem muita vezes. Ainda que, se fosse só sobre sexo valeria a pena.

Para outros fãs, aqui fica o artigo:

Sex and the City
O amor desculpabilizado

Testemunha, Marion, diz: "As quatro personagens de Sexo e a Cidade são mulheres que assumem completamente as suas vidas sexuais e profissionais. Mesmo a Charlotte, a mais conservadora deixa-se seduzir pelos seus desejos..."
Porquê: Hoje em dia a procura de uma relação estável é cada vez menos politcamente correcta. O Sexo e a Cidade desculpabiliza as mulheres , recorda-lhes que é possível a cohabitação de uma sexualidade vista como mais masculina com uma disponibilidade para o romantismo. Esta série reabilita a faceta plural e paradoxal do desejo das mulheres".
Desculpabilizar, desejo, sexo, romantismo, amor, liberdade...como é que eu não havia de gostar! Fica a questão: E quem não gosta, porque será?

quarta-feira, maio 03, 2006

CYRZ - Oiçam!


No Domingo fui a um concerto de olhos fechados. Fui sem saber ao que ia. Deixei-me levar confiante no bom gosto do Sr. A.
O grupo que nos levava là era o "Mickey 3D". Grupo Rock francês de Saint-Etienne. Dos Mickey3D gostei muito. Gostei das letras de intervenção e do som. Uma das músicas chama-se "Marathon Man" e segundo eles versa sobre um homem pequeno que jurou tramar todos os que o gozaram e chegar a Presidente da República, does it ring a bell? ;-)

No entanto, antes do grupo "titular " do concerto tivemos direito a dois convidados. O primeiro conquistou-me. Por si só valeu a ida ao Cirque Royal. Chama-se Cyrz. A estranheza do nome acompanha-se de uma música onde prima a palavra "en rouge et noir". Confesso que é desta música francesa que mais gosto. Em que o cantor/cantautor diz as suas letras quase sem cantar. Aí transparece a beleza da língua francesa. Cyrz canta sózinho com a sua guitarra.Ouvimos algumas canções do seu novo album: "Fer Forgé". Ninguém o conhecia, nem ninguém estava ali para o ouvir. Mas a verdade é que a certa altura alguém lhe gritou do público:

- Comment tu t'appelles?

ao que ele respondeu timidamente: Cyrz

-Tu cartonnes!!!

Pois é. Cyrz t'es génial!

Tsotsi

Tsotsi vive num township. Ele e o seu bando vivem de assaltos, do que roubam. Um dia, Tsotsi rouba um carro de uma sul africana que expulsa brutalmente e foge. Mas espera-o uma surpresa: no banco de trás do carro está o início da mudança.

"Tsotsi" é um filme sul-africano cru e simultâneamente com esperança.
Clicar na imagem para ter acesso ao site oficial do filme.

terça-feira, maio 02, 2006

Amigos

Existem perto e à distância. Não cobram amizade, não reclamam dias, nem contam horas. Curiosos pelo que somos, com vontade de partilhar, há os que vêm de vez em quando permitir o reencontro. Assim foi com a Si este fim de semana. Passam os anos e continuamos o nosso caminho paralelo. Conservamos um respeito mútuo e o desejo da felicidade respectiva.
Quando parte, fica uma saudade recheada de boas recordações ainda mornas.
Desta vez ficou também este livro, lindo! "Oscar and Hoo". Gosto dos amigos e amigas que deixam sementes que eu depois planto e deixo crescer. É assim que gosto deles e é assim que gosto que gostem de mim. Livre, com caminhos próprios que se cruzam quando querem.Sem obrigação. É tão bom.