terça-feira, maio 16, 2006

Dicas bruxelenses para dias de chuva...e de sol

Às vezes estamos a meio da semana, passa das 9 da noite e apetece sair. Mas nada de muito formal. A vontade não é bem de cinema, nem de restaurante, nem de bar ou café. O que apetecia mesmo era sair 1 horita para espairecer, encontrar uma ou duas amigas/os, conversar descontraidamente e depois voltar para casa com a cabeça desanuviada.
Às vezes é fim de semana e entre as 7 e as 9 da noite não há nada para fazer e apetecia sair...conversar sobre tudo e nada, num sítio descontraído, familiar...
Eu tenho um segredo, é a minha solução para a chuva, para o calor húmido para o bom e mau humor. Chama-se:


O nome malandro vale a ida. Desde que o conheço que afirmo contente e sem pudor: Vou ao ZiZi;-). E não sou só eu, o ZiZi está sempre cheio, mesmo às 10 da noite quase a fechar. ZiZi foi o seu fundador italiano que em 1933 aqui assentou arraiais vindo de Itália. A arte italiana está lá, na delícia e variedade dos sabores (pardon, parfuns), na textura cremosa, na autenticidade dos ingredientes e na fruta fresquinha que decora as inúmeras copas.



A clientela é outro atractivo. Da família magrebina, ao casal burguês belga, dos jovens eurocratas, aos asiáticos, indianos, jovens,velhos, com filhos, sem eles,com vontade deles ou não. Lá, vou com as minha amigas, com o meu companheiro, com todos, separadamente e sózinha.

Sem pretensões na sua aparência, gostava de acreditar que nunca deixará de existir: é uma instituição.

Não tem as côres falsas a cheirar a conservante do rival recém-chegado enche a rua de música para atrair a clientela.

Mas actualiza-se, não se pense que não. O ano passado mudou as cadeiras e mesas. E em todas as estações tem sabores da fruta da época que são de chorar por mais. Até tem gelado de leite de "arroz" para quem sofra de intolerância aos lacticínios. Por vezes saltito de copa em copa, consoante a estação, mas volto com frequência à copa Borneo, é a minha eleita. Fruta fresca(abacate, papaia,manga e maracujá) com quatro sabores(baunilha, banana, meloa e leite de amêndoa doce). Uhmmm...

É o meu cantinho do bem-estar. Fica na rue de La Mutualité 57, mas o mais fácil é seguir a rue Vanderkinderen, logo depois do cruzamento com a av. Brugmann. Está lá sempre, na esquina, fiel, simpático, acolhedor. O ZiZi :-)

5 Comments:

Blogger Irreligious said...

o.o

Eu rezo é para que nenhum diabético guloso se passeie por este blog.. :p

quarta-feira, maio 17, 2006 2:14:00 da manhã  
Blogger Pitucha said...

Mas que dica absolutamente fantástica!
Beijos

quarta-feira, maio 17, 2006 10:33:00 da manhã  
Blogger Sofia C. said...

Oi Irreligious,

Pois é, o blog anda hiperglicémico. É para compensar o tempinho de m... que temos tido:-(

Oi Pitucha,

Espero que gostes:-)Beijos,Sofia

quarta-feira, maio 17, 2006 10:57:00 da manhã  
Blogger NoKas said...

oh naooooooo, mais uma perdição! tenho que ir lá! eu tb tenho um segredo: sou loucaaaa por gelados!

bjokas

quarta-feira, maio 17, 2006 11:33:00 da manhã  
Blogger Sofia C. said...

Olá Nokas, então tens de experimentar esta geladaria. Espero que gostes:-) Boa guloseima,beijinhos,Sofia

quarta-feira, maio 17, 2006 8:40:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home