segunda-feira, janeiro 30, 2006

Hillary Rodham Clinton


Já se começa a falar de presidenciais nos EUA, apesar destas serem apenas em 2008. São as intercalares a permitirem já o aquecer dos motores.

Hillary é a minha candidata! Estou a torcer por ela! Pelos motivos muito bem explanados no Bichos-Carpinteiros por Medeiros Ferreira: http://bichos-carpinteiros.blogspot.com/

Me and you and everyone you know


Ontem fui ver este filme. Recomendo vivamente. Por vezes estranho, mas sempre ternamente humano. Fresco, obscuro, diferente, actual, simples e complexo. Como nós. Quando saí com A. sentimo-nos leves e felizes. Só por isso valeu a pena. A minha cena preferida: um banco de jardim. Sentados estão uma mulher vestida como uma executiva e um menino mestiço de 6 anos. Apesar das aparências têm a mesma idade afectiva. Se quiseres saber porquê ,vai ver o filme )) <> ((

Link do site oficial do filme: http://www.meandyoumovie.be/

quarta-feira, janeiro 18, 2006

Alimentação consciente


De acordo com a FAO 8% dos stocks das espécies de peixe comerciais estão esgotados e 75% dos recursos de uma maneira geral são alvo de pesca excessiva. A título de exemplo o bacalhau do mar do Norte já desapareceu praticamente para desespero de dezenas de milhares de pescadores. Perto das nossas costas (europeias) os stocks de badejo cairam a pique, diminuiram em mais de 70%.

É possível fazer alguma coisa. A associação britânica "Sustain" elaborou uma lista de peixes cuja pesca é " sustentável" (oriundos da pesca ou da aquicultura e não contaminados) ainda por cima ricos em Omega3. Alguns exemplos aí citados: o do arenque do Atlântico, a sardinha, o Bonito-listado(atum), o atum albacora, o bacalhau do Pacífico, o robalo branco, o robalo de aquicultura, o linguado, o alabote do Alasca e o do Pacífico, salmonetes, o pregado.

É possível contribuir para uma pesca sustentável ou seja que dure e respeite o ambiente, consumindo de maneira consciente. Afinal, só se pesca o que se vende.

Link da associação: http://www.sustain.org/

Design em português

O arquitecto Carvalho Araújo, com atelier em Braga, recebeu um dos prémios Good Design 2005 atribuído pelo Chicago Athenaeum, Museu de Arquitectura e Design. Foi premiada a linha de sanitários W/CA desenhada por Carvalho Araújo para a empresa portuguesa Sanindusa. O Good Design é atribuído anualmente e é considerado o mais antigo prémio mundial de design.
A fonte de inspiração do projecto premiado foram tubos dos sistemas de canalização, os que se encontram ocultos na parede. A mesma linha de design já tinha sido premiada pelo Design Plus do german Design Council.




O ano passado já a Universidade de Aveiro tinha sido galardoada com um prémio Good Design com o projecto da ferragem de porta Techno Bionic "A" (que já tinha sido finalista do IF Design Award de Hannover 2004). Carlos Aguiar tinha-se distinguido na categoria hardware/ferramentas, graças à inovação, forma, material, construção, concepção, funcionalidade, utilidade e estética apresentadas pelo objecto.






Link empresa de sanitários Sanindusa: http://www.sanindusa.pt/#

terça-feira, janeiro 17, 2006

Adoptar uma árvore :-)

Esta é uma iniciativa da associação "Commerce équitable" em parceria com o WWF e o IBAMA (Instituto brasileiro do desenvolvimento). Por apenas alguns euros recebe-se o certificado de adopção com a localização GPS da Copaiba, da Inga ou do Mogno que se adoptou. A árvore que escolhemos é primeiro cultivada num viveiro e mais tarde plantada num terreno estatal que se encontre desflorestado. Este projecto já permitiu a replantação de 10 000 árvores no Estado do Pára, no Brasil. Através do comércio justo tem também permitido uma vida digna a 40 famílias que passaram a receber uma remuneração pela plantação e exploraçao dos frutos.

Contacto (França): 0033(0)1 55 97 04 92

quinta-feira, janeiro 12, 2006

Hello Mr A.



...amanhã começa o meu fim-de-semana...

quarta-feira, janeiro 11, 2006

Parabéns C. !


Para a minha querida amiga C. que faz hoje 33 anos.

"...Não é pedra nem espessura.
É juventude. Juventude ou claridade.
É um azul puríssimo,propagado,
isento de peso e crueldade"

In poema "Juventude" de Eugénio de Andrade.

Hoje não


O dia de hoje em nada lembra a Primavera. Está cinzento, húmido. As nuvens desceram à terra e embrulham-nos num desconforto. A luz dos candeeiros parece pairar sózinha isolada que está dos postes pelo nevoeiro. Penso na Primavera, na de há 32 ou 33 anos atrás. Por causa dela,hoje devia sair e aproveitar os saldos para comprar prendas de aniversário. São várias as amigas que fazem anos nesta altura. Mas só de pensar na confusão. Só de pensar em pôr um pé de fora...não, não será hoje. Hoje a mulher aranha sente-se mais catwoman borralheira. Também tenho os meus dias...

terça-feira, janeiro 10, 2006

Some like it hot ;-)

A. e eu gostasmos de cozinhar juntos e gostamos dos pratos picantes, bem picantes.
Para hoje à noite preparámos um prato de frango com tabasco. A sopa é já um clássico nosso.

Aqui fica a ementa e respectivas receitas:

Sopa de Inverno:
250 ml de caldo de galinha ou de legumes(bio),
1/2 de uma lata de tomate pelado,
2 cenouras cortadas às rodelas ,
1 cebola picada,
75g de batatas cortadas aos cubos,
50g de abóbora cortada aos pedaços
Piri-piri.

Deitar tudo numa panela e deixar ferver. Tapar e deixar em lume brando durante 20 a 30 min. Fazer um puré com a varinha mágica. Condimentar com piri-piri a gosto.Sal não é necessário pois o caldo de galinha já tem sal suficiente.



Frango com tomate e coentros

15g de manteiga (ou azeite);
2 peitos de frango;
225g de batatas pequeninas;
1 colher de sopa de coentros picados;
1 colher de sopa de cuminhos,
150ml de caldo de galinha;
375g de tomate maduro cortado em quatro;
Um cheirinho(ou um cheirão) de Tabasco;
Sumo de 1 limão;
1 mão cheia de coentros lavados.

Derreter a manteiga ou aquecer o azeite numa panela larga. Acrescentar o frango cortado aos pedaços e as batatas e mexer em lume médio durante 5-7 min. até o frango ficar dourado. Acrescentar os condimentos e deixar ao lume mais 1 minuto.

Deitar o caldo de galinha e deixar cozinhar com a panela tapada durante 10 minutos até as batatas estarem cozidas. Destapar nos últimos 3 minutos. Acrescentar o tomate e deixar cozer em lume médio durante 5 minutos, mexendo de vez em quando.

Temperar e acrescentar um cheirinho de Tabasco. Deitar o sumo de um limão e polvilhar com folhas de coentros. Servir quente.

segunda-feira, janeiro 09, 2006

Hoje a mulher aranha despertou para uma manhã clara

"É urgente o amor.
É urgente inventar a alegria,
multiplicar os beijos,as searas,
é urgente descobrir rosas e rios
e manhãs claras."

(Eugénio de Andrade)

Boa Segunda-feira!

domingo, janeiro 08, 2006

Não consegui escapar ao gorila,help!!

Ontem fomos ver "O fiel jardineiro". Não posso dizer que tenha sido fruto apenas da minha insistência, A. também tinha lido o livro e estava interessado no filme. Hoje aceitei ir ver o
King Kong que não é lá das minhas predilecções. Logo voltarei ao diário para contar como se pode olhar para um gorila gingantesco durante quase três horas.

Site do filme: http://www.kingkongmovie.com/

Boa noite ao primeiro dia de Blog da Mulher Aranha

Vou vestir o meu fato da noite e lançar-me à aventura na cidade imaginária de Vale de ... lençóis.
Bons sonhos

The Constant Gardener / O Fiel Jardineiro


Acabámos de chegar do cinema, fomos ver o filme "O Fiel Jardineiro". Adorei! Fiquei de poucas conversas logo a seguir ao filme, o que me acontece sempre que vejo um filme de que gosto. É porque ainda lá estou, dentro do filme.
Foi no seguimento duma referência feita no Le Monde Diplomatique que decidi comprar o livro "The Constant Gardener " de John Le Carré. Nunca tinha lido nada dele apesar de ser conhecido. Hoje à noite, eu e o Sr A. (meu homem querido) fomos ver a adaptação para o cinema feita por Fernando Meireles.
O filme consegue ser fiel ao livro não apenas pela fidelidade à trama e à atmosfera, mas por ter uma estética e forma perfeitas. John Le Carré é um excelente escritor que escreve magistralmente sobre os meandros da vida diplomática, das relações internacionais, enfim, dos podres não confessados deste mundo. Fernando Meireles, fiel à sua estética e narrativa, faz a mesma coisa.

O filme passa-se sobretudo em África, mais precisamente em Nairobi,Quénia. Aparece-nos África como imagino que seja, colorida,ardente,com cidades de lata, cheias de gente atarefada e desocupada, muitas crianças, muito lixo, muita pobreza, muitos sorrisos e amabilidade. Suor,desalinho,violência e vidas a soldo. Horizontes largos com a morte ao lado. Os animais,a natureza, a vida dos africanos que continuam a levá-la como podem. Os actores não aparecem sempre maquilhados, perfeitos, perfumados e apaixonados. Transpiram,têem olheiras e vestem-se para o calor. O contraste com a vida dos brancos e em geral da classe dirigente/priveligiada é enorme. O contraste com a Europa também. Não só na forma de vestir, falar mas também na obstinação que Tessa tem de querer mudar tudo quando ela quer e porque acha que é capaz.

Fica-me a sensação incómoda de saber o que vi e não saber o que fazer para mudar esta realidade. O próprio John Le Carré o disse, a realidade é muito pior do que a ficção que escreveu. Bastará o alertar das consciências, a divulgação? Não deixaremos de ir à farmácia comprar medicamentos que poderão ter sido testados em populações sem direito à dignidade. Será que posso fazer alguma coisa?

Site oficial do filme: http://www.theconstantgardener.com/

sábado, janeiro 07, 2006


Aqui virei sempre que deixar a cidade lá fora, atrás de mim.
O meu blog, para escrever sobre a cidade, sobre mim,sobre as teias que lanço,as que me enredam.Sobre os meus saltos no escuro. Sobre o repouso merecido depois das aventuras urbanas.E sobre o Sr A.
É o meu primeiro blog.Boa sorte para mim ;-)