domingo, janeiro 08, 2006

The Constant Gardener / O Fiel Jardineiro


Acabámos de chegar do cinema, fomos ver o filme "O Fiel Jardineiro". Adorei! Fiquei de poucas conversas logo a seguir ao filme, o que me acontece sempre que vejo um filme de que gosto. É porque ainda lá estou, dentro do filme.
Foi no seguimento duma referência feita no Le Monde Diplomatique que decidi comprar o livro "The Constant Gardener " de John Le Carré. Nunca tinha lido nada dele apesar de ser conhecido. Hoje à noite, eu e o Sr A. (meu homem querido) fomos ver a adaptação para o cinema feita por Fernando Meireles.
O filme consegue ser fiel ao livro não apenas pela fidelidade à trama e à atmosfera, mas por ter uma estética e forma perfeitas. John Le Carré é um excelente escritor que escreve magistralmente sobre os meandros da vida diplomática, das relações internacionais, enfim, dos podres não confessados deste mundo. Fernando Meireles, fiel à sua estética e narrativa, faz a mesma coisa.

O filme passa-se sobretudo em África, mais precisamente em Nairobi,Quénia. Aparece-nos África como imagino que seja, colorida,ardente,com cidades de lata, cheias de gente atarefada e desocupada, muitas crianças, muito lixo, muita pobreza, muitos sorrisos e amabilidade. Suor,desalinho,violência e vidas a soldo. Horizontes largos com a morte ao lado. Os animais,a natureza, a vida dos africanos que continuam a levá-la como podem. Os actores não aparecem sempre maquilhados, perfeitos, perfumados e apaixonados. Transpiram,têem olheiras e vestem-se para o calor. O contraste com a vida dos brancos e em geral da classe dirigente/priveligiada é enorme. O contraste com a Europa também. Não só na forma de vestir, falar mas também na obstinação que Tessa tem de querer mudar tudo quando ela quer e porque acha que é capaz.

Fica-me a sensação incómoda de saber o que vi e não saber o que fazer para mudar esta realidade. O próprio John Le Carré o disse, a realidade é muito pior do que a ficção que escreveu. Bastará o alertar das consciências, a divulgação? Não deixaremos de ir à farmácia comprar medicamentos que poderão ter sido testados em populações sem direito à dignidade. Será que posso fazer alguma coisa?

Site oficial do filme: http://www.theconstantgardener.com/