terça-feira, dezembro 28, 2010

Que viva muitos anos e bons

E um dos meus desejos para 2011 e destina-se a Ferreira Fernandes. Ainda antes do final do ano, escreve mais uma cronica lapidar. Chama-lhe "Chega de indignacoes vas" e vale a pena ler.
P.S.: Peco desculpa mas continuo sem acentos.

sexta-feira, dezembro 24, 2010

Feliz Natal !


O espirito natalicio nao chegou facilmente este ano. Porem, chegada a casa, entrou pe ante pe.

Comecou com a elaboracao dos cartoes de Natal, com as mensagens. Depois , a estocada na apatia natalicia foi dada pelos aromas natalicios que comecaram a emanar da massa dos coscoroes: aguardente branca, vinho do Porto, raspa de limao e laranja.

A neve quis reter o meu Mr.A em Bruxelas, mas ele chegou, tarde mas chegou. Embora tarde chegou a tempo de relembrar que o melhor do Natal, a sua essencia e reunirmo-nos com as pessoas que nos fazem felizes. Com o bacalhau, as couves, a cenoura, o arroz doce e coscoroes a mesa, o Natal ficou completo. Feliz, rodeada de afectos. O bem-estar natalicio instalou-se.

quinta-feira, dezembro 23, 2010

Espirito natalicio cantante: Imagine

por Daniel Oliveira
no Expresso
P.S.: Sobre o mesmo assunto, ler "O BPN e a economia do crime" do blogue Ladroes de Bicicletas.

terça-feira, dezembro 21, 2010

O meu sentido tributo a polulacao portuguesa...

...por suportar e sobreviver a estes telejornais de caca.
Chegada a patria no Sabado (e num computador sem acentos) regressei por momentos a rotina dos telejornais. Como e que alguem aguenta a desfacatez de quem vende a suposta pobreza reinante, a miseria e cataclismo iminentes?! Tudo em tom constante de tragedia. O cumulo, de fazer chorar as predras da calcada, foi uma reportagem sobre os paises do sul da zona euro, onde essencialmente ninguem faz compras. Assim, o pior ano das ultimas decadas (pior que os anos 90,seguramente, mas e os anos 80 ou 70?!). As pessoas ja nao compram lagosta, continuava a reportagem num mercadinho de Roma , nem tampouco prendas.
Eu so espero que ninguem veja esta porcaria num pais em que de facto a fome e a pobreza tenham as proporcoes que por aqui se apregoam. Porque e obsceno.
Decidi deixar de os aturar. Basta-me ler alguns jornais online. Para o resto quero sair a rua e ver com os meus proprios olhos...o mar insuportavel de gente que teimosamente enche as ruas e as lojas.
A situacao e dificil, sem duvida e vai continuar durante os proximos tempos (anos). Mas a proporcionalidade e seriedade sao, por isso mesmo, tao necessarias. Chega de melodramatismos estupidificantes.

quinta-feira, dezembro 16, 2010

Sabedoria Zen II

"Si tu ne trouves
pas la vérité à
l'endroit où tu es,
où espères-tu
la trouver?"
Dôgen.

sábado, dezembro 11, 2010

Sabedoria Zen

Ne cédez jamais
par lassitude,
mais toujours
par conviction.

sexta-feira, dezembro 10, 2010

Uma sala inteira a aplaudir é uma grande homenagem

"For there is no force that can put an end to the human quest for freedom", Liu Xiaobo, Dezembro de 2009.
Liu Xiaobo também é a China, uma China. Essa China teve hoje uma ovação na cerimónia de entrega dos Nobel . E teve pessoas a manifestar-se em Pequim. Essa China também existe.