terça-feira, julho 03, 2007

Post lança perfume

"Coração Independente" de Joana Vasconcelos


Joana Vasconcelos. É este o nome que procurei na internet. De onde veio, por onde andou, quem é. A net brindou-me com vários artigos de jornais e blogues portugueses e internacionais (sobretudo franceses).
O Z. levou-me ao andar -2, eu tinha de ver. Naquela que é também conhecida como a entrada VIP do Conselho, onde os chefes de estado e de governo tiram as fotografias de família, esperav-me uma surpresa. Uau. Sim, chama-se a isto o efeito uau. Ali, pendurado, enorme, orgulhosamente diferente do cinzentismo e do convencional que reina por aqueles corredores e paredes está...um enorme coração de Viana, amarelo cor de talher de plástico com que foi fabricado. Brilhante, nos dois sentidos da palavra, ondulante, ele obriga-nos a sair daquela caixa beige cor de burro quando foge em que nos eternizamos em reuniões.
O meu olhar paira primeiro naquele coração grande. Tão, tão diferente...tão irreverente. Ali, ali mesmo. Depois afino a vista e distrinço cada curva de cada faca, colher e garfo. Assim de plástico, banais, baratos como tudo o que é feito em massa para consumir e deitar fora. É este o nosso mundo. Mas também especial, com o que é banal fazer um coração que não é de ouro, mas que é genial.
Seguimos em frente. Não se ouve o rugir das feras, mas elas estão ali, femininas, imóveis, altivas. Na entrada principal do Concelho, dois grandes leões estampados a crochet. Parece estranho, soa a saloice e no entanto...é uma pedrada no charco.
Eu imagino que Joana Vasconcelos não tenha criado estas peças para eu ficar orgulhosa no que se faz no meu país. Mas sou invadida por um orgulhozinho bem humorado.

P.S.: Joana Vasconcelos foi uma das artistas convidadas pela presidência portuguesa da UE a expor no Conselho europeu durante os próximos seis meses.

1 Comments:

Blogger ma grande folle de soeur said...

Já tinha visto alguns trabalhos dela como o candeeiro com tampões e um sofá com outro material meio iconoclasta. Sim, de facto é uma pedrada no charco...
abraço. Lu

quinta-feira, julho 05, 2007 2:23:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home