quarta-feira, maio 30, 2007

Índice de Paz global

O Índice de Paz global é o resultado de um estudo feito pela Economist Intelligence Unit, encomendado por Steve Killelea empresário e filantropo australiano. O dito empresário espera suscitar o interesse pela paz perante os resultados do estudo que avalia o nível de violência e de perigo de cada país. Nos primeiros lugares os países escandinavos, Irlanda, Japão, Nova Zelândia, Canadá, Portugal, Áustria.

O Guardian indica uma das conclusões do estudo: "The survey found that "small, stable countries which are part of regional blocs, such as the European Union, are most likely to get a higher ranking". The main determinants of internal peace were income, extent of schooling and the level of regional integration."

De entre os 24 parâmetros que permitiram a classificação dos países temos a participação em conflitos armados, número de polícias per capita, população prisional, violência pública, crime organizado, nível de despesa militar no orçamento de Estado.
Sei que em Portugal a população prisional é elevada, pelo que os outros parâmetros devem ter um resultado muito bom.
Já a classificação dos EUA em 96° lugar não me surpreende. Pela participação e incitação a guerras, sim. Mas depois da visita a New York, pela atitude policial que detectei em vários nova iorquinos...nem todos eles polícias...pela incitação à delacção nos cartazes do Metro... pelo stress palpável em que muitos deles vivem...mas sobre isto e muito mais escreverei mais tarde.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É um estudo muito interessante. O Público de hoje dedica-lhe uma página com o mapa dos "níveis de paz".

quinta-feira, maio 31, 2007 2:48:00 da tarde  
Blogger NoKas said...

... e ainda em relação a NY, pelos berros que os seguranças nos dão no aeroporto e o tratamento meio animalesco... como se fossemos todos potenciais terroristas!

Anyway! Fico contente de sermos pacíficos... Acho que não esperaria outra coisa de nós... somos meio arabescos, mouros piratas como os algarvios (gostamos de tramoias e de vigarices), mas só queremos é boa vida, praia e sol. Antes fosse assim no mundo inteiro!

quinta-feira, maio 31, 2007 6:15:00 da tarde  
Blogger _+*Ælitis*+_ said...

Dizem que o paraiso é na escandinavia... nunca la estive, nem la nem em Nova Iorque mas na mesma continuo a acreditar que ha um grande problema mundial e o paraiso nao anda por aqui... :(

Beijo!

Jessica

sexta-feira, junho 01, 2007 2:06:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home