sexta-feira, julho 27, 2007

Chez Oki

Chez Oki é o restaurante do chef japonês Oki Haruki na rua Lesbroussart. Neste fim de Julho decimos juntar alguns amigos antes de irmos de férias. Ultimamente, a frase que mais digo é "boas férias, até Setembro", é uma espécie de encantamento para fazer chegar mais depressa o almejado dia "D".
O Chez Oki propõe uma cozinha de fusão franco-nipónica. A fusão já corre à solta nas metrópoles asiáticas há algum tempo. É palavra de ordem nalguns dos mais conceituados restaurantes de Banguecoque, Tóquio ou Changai. Eu confesso que nunca tinha experimentado esta fusão, mas como sou fã incondicional das duas gastronomias em questão, fiquei curiosa. Para além disso, a palavra fusão aplicava-se bem ao ramalhete de amigos que compusemos para a ocasião: um francês de origem chinesa, uma portuguesa, uma espanhola, uma anglo-holandesa e uns quantos suecos.
Quem nos sentou foi um belga de tipo flamengo (que não sei se o era de facto) ou seja, um calmeirão de quase 2 metros muito correcto e educado a contrastar com o asiático (possivelmente japonês) mais pequeno e um tanto ou quanto abrupto para os nosso hábitos, que nos serviu o resto da noite.
O menú abunda em peixe, embora conte com algumas peças de carne: borrego e o bom do entrecôte, não fosse o chef apaixonado pela cozinha francesa. Entre nós pedimos quase metade da carta. Veredicto: dos sushis de foie gras, aos sushis frios, ao entrecôte, ao borrego e ao atum marinado a dita fusão ficou aprovada. Na memória dos favoritos ficaram-me os tais sushis de foie gras, de comer e salivar por mais.
O espaço é depurado mas muito agradável, acolhedor. Não sei se terá sido o jardinzinho Zen que divide a sala em duas, mas a mesa esteve animada, mesmo muito bem disposta.
Recomendo.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Recomendas? MAs eu não posso ir a Bruxelas assim num pulinho e vir!

Ai, ai ai...

:D

sexta-feira, julho 27, 2007 11:20:00 da tarde  
Blogger Pitucha said...

Já esta na lista!
Beijos

segunda-feira, julho 30, 2007 8:46:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home