domingo, junho 25, 2006

Sawadeeka


Voltei ontem. Tenho de ordenar ideias, imagens,gostos, sensações. Foi muito de tudo.
A minha primeira ida à Ásia foi, como esperava, fundamental. Pelo que me revelou dos outros e de mim mesma.
Nesta minha viagem, a Ásia foi mais especificamente Bangkok, Siem Rep e Angkor, Phnom Phen e Ko Samui.
Parti com bagagem. O que é bom e mau. Quando partimos com ideias feitas, mesmo que estas sejam positivas só nos podemos deparar com a realidade implacável, ruidosa, poderosa e indiferente ao que pensávamos. No meu caso, na bagagem trazia uma admiração infantil por uma soi-disant espiritualidade budista omnipresente, pela harmonia e doçura da estética e pela simpatia ilimitada dos thais e cambodjanos. Ah sim, trazia igualmente uma enorme gula, a boca cheia de água perante a perspectiva das iguarias tailandesas. Tudo isto se confirmou e muito foi negado pela realidade muito mais rica e complexa do que o quadro simplista que eu tinha pintado. Fez-me bem. Fez-me muito bem!
Tendo recuperado rapidamente do jet lag, ando ainda desorientada com as conclusões que posso retirar do que vi e senti. Mas será que devo tirar conclusões? Eu sei o que senti, que muitas vezes foi paradoxal, politicamente incorrecto. Como posso explicar, voltei com vontade de voltar. Voltei e já me untei de um óleo perfumado de jasmim para sentir que ainda lá estou. Voltei e respirei fundo um ar puro(em Bruxelas, puro, ah, quem diria) muito desejado. Voltei e já procurei um restaurante onde possa ir comer Thai outravez. Voltei, em Paris a rapidez e desinvoltura dos parisienses fez-me sorrir de prazer, estou em casa, pensei. Voltei e procuro o sorriso e traços suaves que vi naquelas paragens. Dá para perceber?
Vou tentar recordar aqui o que vivi. Esta é minha versão pessoal e intransmissível da viagem da Mulher Aranha à Tailândia e ao Cambodja.
P.S.:Seguirá dentro de momentos, tenho de encontrar o fio à meada.

4 Comments:

Blogger Pitucha said...

Bem-vinda, bem-vinda Sofia! Conta tudo que estamos muito curiosas.
Beijos

segunda-feira, junho 26, 2006 8:33:00 da manhã  
Blogger Irreligious said...

O que quer dizer sawadeeka? O.o

Please translate 0:)

segunda-feira, junho 26, 2006 11:05:00 da tarde  
Blogger Sofia C. said...

Oi Pitucha,

Obrigada, obrigada:-))Vou contar sim,posso dizer que adorei, sobretudo Angkor Vat, é mágico!Beijos, Sofia

Oi Irreligious,

Sawadeeka significa Olá, Bom Dia ou Boa Tarde, Bem-vindo e adeus, é uma saudação como o "ciao " italiano.:-)S

segunda-feira, junho 26, 2006 11:32:00 da tarde  
Blogger Sofia C. said...

Oi outravez,

Esqueci-me de dizer que Sawadeeka é tailandês. Quando é uma mulher a dize-lo termina em Ka quando é um homem termina em kap.Pronto, está dada a aula de fonética e gramática tailandesas,lol ;-)

terça-feira, junho 27, 2006 10:55:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home