quarta-feira, dezembro 13, 2006

Perder o Norte, reencontrar o Sul



Onde fica o Sul? Fica perto ou fica longe? Perto e longe são noções curiosas. Veja-se o meu exemplo. Quando estudava em Coimbra e vinha a casa ao fim-de-semana tinha depois de regressar apanhando um autocarro da linha de Expressos. O dito cujo saia das Caldas da Rainha e chegava entre 3 e 5 horas depois ao destino. Dependia se era um chasso velho a quem por caridade chamavam Expresso e que para estudantes servia bem, ou se era um calhambeque mais moderno.
Nos dias de 3 horas Coimbra ficava relativamente longe, nos dias de 5 horas parecia que só o centro de Portugal era do tamanho do país inteiro. Talvez por isso sempre me fez confusão quando dizem que somos pequeninos...quem sabe.
Voltando ao assunto. Em Bruxelas o Sul começa no bairro do matongé, bairro africano, ou então na place Flagey onde há muitos portugueses, espanhóis, gregos e magrebinos. Na realidade, quando me apetece um pouco mais de Sul apanho o Thalys e vou até Paris que me parece mesmo latino para gáudio e surpresa dos meus amigos parisienses.
O Sul é uma atitude, uma atmosfera. O meu nível de exigência vai oscilando consoante me encontre mais ou menos a Norte.
Daí que estando eu em Tampere, na Finlândia, no Domingo e Segunda-feira passados, o Norte me tenha parecido incontornável. No início da reunião que ali nos levou, desculparam-se pois tinham previsto tempo natalício e afinal não estava frio à altura. Entre nós cruzaram-se olhares de incredulidade. Estavam 5ºc, vento agreste e chuva miudinha constante. Suponho que queriam neve e céu azul. Nós teríamos preferido 15ºc e céu azul. O mais surpreendente é a simpatia dos finlandeses a que já tive ocasião de aludir aqui no blog. São mesmo simpáticos e despretenciosos, duas qualidades que aprecio e cada vez mais. Duas qualidades especialmente preciosas num país em que às 15h começa a anoitecer, fazem 5º quando não faz frio suficiente, chove e sopra um vento horizontal. Eu acho que nestas circunstâncias a simpatia é estoicismo puro.
Terminada a reunião, fomos de Tampere para Helsíquia num teco-teco para os poucos gatos pingados que dividem a sua vida entre a Nokia (ali sediada) e a capital. O teco-teco bailou alegremente ao sabor das rajadas de vento que sopravam até lá no alto. Mas aterrou. Sim , aterrou num momento de grande alívio e felicidade partilhado por uns poucos gatos pingados precisamente no mesmo momento. Hão-de convir que é uma coincidência engrançada.
Em Helsínquia eram 5h30 e a noite já ia avançada. Para o corpo não interessa se são só 5h30, é noite há duas horas, quer jantar e quer dormir. E não há argumentações que o levem de vencida. Azar. Porque o avião saiu com apenas 3h30 de atraso. O corpo achava que estávamos numa Rave e íamo-nos deitar de madrugada.
Acordei ontem em estado comatoso para uma Bruxelas de céu azul, ruído nas ruas. No telemóvel recordam-me Bruxelas é mesmo o Sul, não é? E é que é mesmo. Bruxelas, céu azul ou cinzento temperaturas menos frias, bons restaurantes, empregados de maus modos, condutores de eléctrico condescendentes, altercações na rua por sabe-se lá que razão, mercados de legumes frescos em todos os bairros. Automobilistas malcriados e stressados. Uma burocracia labiríntica, funcionários incapazes ou carolas é conforme...se isto não é o Sul...vão à Finlândia e depois digam-me...

4 Comments:

Blogger Pitucha said...

Comme quoi, tudo é relativo na vida!
Beijos

quinta-feira, dezembro 14, 2006 8:45:00 da manhã  
Blogger Sofia C. said...

Pitucha,

É isso mesmo! Beijos,Sofia

quinta-feira, dezembro 14, 2006 10:14:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Quanto mais nos afastamo do nosso rectângulo... mais nos apercebemos de como ele é absolutamente maravilhoso... Mil vezes um país em crise e completamente caótico, mas com algum SOL!!!!! Do que a frescura dos nortes e a falta de flexibilidade! BXL... está assim meio cá meio lá! :p É como o melhoral, nem bem nem mal. Mas diferente, certamente!

quinta-feira, dezembro 14, 2006 1:45:00 da tarde  
Blogger Sofia C. said...

Olá Nokas,

Tens toda a razão, nada como ver mundo para apreciar o nosso rectângulo. Aqui Bruxelas é norte para Portugal mas completamente sul para os escandinavos e alemães. E eu como já cá estou há uns anitos, apercebo-me do lado sulista de Bruxelas...e adoro;-)beijos,Sofia

quinta-feira, dezembro 14, 2006 1:56:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home