sábado, novembro 11, 2006

My Architect - A son's journey

Quem sou eu? será a pergunta que nos traz percorrendo a vida. Nem sempre pensamos nela, mas lá está, na nossa busca de Deus, na nossa busca do pai e da mãe, na nossa confrontação com a vida e com a morte. Quem sou eu?
Nathaniel Kahn leva-nos com ele na sua viagem de procura do pai que pouco conheceu: o arquitecto Louis I. Kahn. Descobrimos as obras deste arquitecto pelo olhar do filho que tenta decifrá-lo .
O documentário é interessante e muito tocante por isso. Descobrimos o homem através do arquitecto. O criador genial de eternos "monólitos" atrás do criador incapaz dos filhos que deixou. O arquitecto amado e o homem incompleto. A cólera do filho e o apaziguamento que procura. A obra que questiona o criador. O criador que não a soube amar como ela queria.
Paralelos os caminhos do pai que se inventou questionando Deus, o pai que ele próprio não teve. Projectando-se em inúmeras contrucções. O caminho do filho que procura conhecer o pai que nunca esteve presente, que sempre foi esperado.
Mas os caminhos não se repetem, Nathaniel, o filho, procura perceber, investiga o passado de Louis filho de judeus vindos da Estónia e encerra o capítulo. Cabe-lhe quebrar o ciclo vicioso de homens incapazes de viver o seu lado afectivo. Nathaniel desconstrói e confronta a mãe, questiona-se sobre a família, não hesita em descontruir o mito de Louis. Ver o homem que terá sido, imperfeito e genial. E agora, resta-lhe seguir o seu caminho.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Sofia,

- Gosto muito de ver documentários ligados a criadores, artistas - músicos, escritores, cineastas, etc - e pensadores. Este tem tudo para ser muito interessante.
Vou ver se encotro o DVD em Portugal.(???)

Boa tarde e coisas boas.

P.S lembro-me perfeitamente, há uns anos atrás, de ver o COSMOS do Carl Sagan na TV. Simplesmente: adorava ver aquela série. Desde os assuntos, a música, a presença dele perante a câmara e aquelas viagens pelo tempo cósmico... que me deixavam e deixaram no paraíso.

sábado, novembro 11, 2006 5:24:00 da tarde  
Blogger Sofia C. said...

Olá habitante,

Lembráste-me do Carl Sagan e do Cosmos, adorava esse programa, a Terceira Vaga também. Espero que encontres este documentário (se não, talvez na Amazon?), gostei muito.

Bom fim de semana,bjs,Sofia

sábado, novembro 11, 2006 6:52:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home