quarta-feira, abril 19, 2006

Memória



500 anos do Massacre de Lisboa 1506-2006

A primeira vez que visitei Amesterdão fui visitar a Sinagoga portuguesa. Assim se chama, ainda hoje. Encontrei lá visitas e brochuras em português. Mas mais do que isso, encontrei os nossos nomes escritos nos bancos. Não eram números, eram e ainda são hoje, nomes e são nossos. Também lá estava o meu. Comovi-me. O mesmo me aconteceu em Salónica, Istambul e até em Praga encontrei os nossos nomes que tiveram de fugir para não serem mortos ou espoliados. Disto sabemos mas não falamos. Sabemos pouco e não falamos nada. É estranho. Passados 500 anos seria bom que já pudessemos falar abertamente sobre o nosso lado mais obscuro. A paz connosco também passa por aí.

3 Comments:

Blogger Pitucha said...

Bem-vinda!
Vamos recordar.
Eu acabei de ler um livro que fala da perseguição dos judeus pela inquisição em Goa e fiquei horrorizada. O que é triste é que a humanidade não aprendeu nada em cinco séculos.
Beijos

quarta-feira, abril 19, 2006 12:33:00 da tarde  
Blogger Irreligious said...

Pensemos pelo lado positivo: Ao menos lembramo-nos :)

E enquanto nos lembrarmos, espero que não iremos repetir esses erros. Nunca mais perseguir Judeus, escravizar povos, traficar pessoas, apoiar tiranos. Talvez não o façamos no futuro. Talvez não tenhamos aprendido, e talvez nunca venhamos a aprender por completo, mas enquanto nos lembrarmos.. menos um erro para cometer.

quarta-feira, abril 19, 2006 11:41:00 da tarde  
Blogger Sofia C. said...

Olá Irreligious,
não tive internet desde ontem, não conseguia aceder ao blog. Sim tens razao, lembramo-nos, alguns, muitos, quem sabe...O massacre dos judeus é um caso entre outros como referes, o esclavagismo,o tráfico de seres humanos também merecem ser lembrados, merecem também ser debatidos.Espero que nada disto ou nada semelhante se volte a repetir.Sofia

sexta-feira, abril 21, 2006 8:49:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home