segunda-feira, janeiro 22, 2007

O perfume do marmelo maduro...


...ou da Cydonia oblonga, seu nome latino, pode parecer tema de pouca importância. E de facto assim é. Porém, a importância das coisas depende bastante da sua raridade ou do proveito que delas retiramos . No reino das frutas portuguesas ele é seguramente pouco considerado. Afinal é áspero, surge uma vez por ano e exige confecção demorada para ser tragado. Desaparece tímido atrás duma qualquer manga ou ananás, até mesmo das nossas banais laranjas, pêras ou maçãs. Só mesmo a sua versão edulcorada, a marmelada, nos reenvia para pensamentos hedonistas, to say the least...
Longe das terras argilosas e do sol do Sul o marmelo revela a sua valentia. Por entre prateleiras e caixas de fruta de todas as origens, da mais corriqueira à mais exótica surge um perfume agradável e sobretudo inesperado. Inesperado porque no Reino dos Belgas é raro fruta e legumes terem cheiro (não falemos sequer do sabor, tenham dó de mim). Atrás do olfacto apurado que quis o destino que herdásse dos meus antepassados sigo a pista até me dar de caras com uns belos frutos amarelos, lisos e luzidios que fazem figura de estrela no meio daquela fruta toda. O marmelo afinal é valente, audaz e persistente. Não se deixa intimidar pela popularidade fácil de tantos outros, guarda-se para o Inverno, quando a frutaria se aparenta ao mais industrial plástico ele arvora o seu aroma.
E nem imaginam o meu prazer quando os comi simplesmente cozidos com água e açúcar, a fazer lembrar os dias em que lá em casa, chegada a estação dos marmelos, se procedia paulatinamente à sua transformação em marmelada e, melhor ainda, em geleia de marmelo, comendo pelo caminho os ditos marmelos cozidos...

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Uma excelente lembrança, prefiro-os em cru, comidos à dentada firme no meio da Lezíria, nas poucas sebes deles que ainda resistem. Boa semana.

segunda-feira, janeiro 22, 2007 11:12:00 da tarde  
Blogger Pitucha said...

Nem sabia que se podiam comer assim...Sempre a aprender!
Beijos e bom proveito

terça-feira, janeiro 23, 2007 8:48:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Outro que aprende e que diz: que belo momento.

:-)

terça-feira, janeiro 23, 2007 12:00:00 da tarde  
Blogger Sinapse said...

Não sabia que os marmelos podiam comer-se cozidos ... ficam assim como a maçã cozida, é isso?

... eu não gosto de marmelada, mas adoro geleia de marmelos!

Beijinhos,
Sinapse

terça-feira, janeiro 23, 2007 5:17:00 da tarde  
Blogger Sofia C. said...

Barão da Tróia,

Isso é que é coragem, comê-los crus. Já experimentei e pareceram-me um bocadinhos ásperos. No entanto o aspecto, aroma e prazer de comer em plena lezíria acredito que seja uma maravilha.Boa semana,Sofia:-)


Olá Pitucha,

Sim, olha parece um bocado comida de hospital de tão saudável que é, mas é super bom, são um nadinha ácidos, por isso para quem gosta de docinhos o melhor é por mais açúcar;-) beijos, Sofia


Habitante,

E eu que achava que os marmelos cozidos era uma coisa banal...aproveito para acrescentar,já que estou numa de professora "Jamie Oliver" de trazer pela Net, que o xarope que resulta da cozedura também é muito bom e ainda por cima faz bem à digestão.Sofia:-)

Sinapse!

Que bom "ver-te" por cá! Já estás na Big Apple? Tens razão, é tal e qual as maçãs cozidas, uma coisa muito simples na realidade. Eu também prefiro a geleia, e tenho uma queda por geleia com bolachas de água e sal, enfim, manias...Beijinhos,Sofia:-)

terça-feira, janeiro 23, 2007 6:10:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

:-DDDDD

Sofia, muito obrigado pelo xarope. Mesmo.

:-DDDD ;-)

quarta-feira, janeiro 24, 2007 1:37:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home