sexta-feira, janeiro 12, 2007

Alquimia



Antes de Miguel Sousa Tavares ter escrito "Equador" e ter assim recordado o chocolate de São Tomé e Príncipe, já eu tinha ouvido falar das suas propriedades. Ou será que devo dizer poderes?
Não posso dizer que fosse tema de conversa recorrente lá em casa, mas falou-se uma ou duas vezes do assunto e lembro-me do meu pai ter dito com ar solene: "o melhor café do mundo é o de Timor e o melhor chocolate era o de São Tomé". Não irei agora entrar numa digressão de foro psicológico para tentar perceber porque motivo esta frase me ficou na memória, mas a verdade é que ficou.
Mais tarde, quando foi repetida, lembro-me de ter desconfiado da sua veracidade, não pelo seu autor, mas porque desconfio sempre de frases que começam por "o melhor do mundo...".
A curiosidade terá no entanto deixado semente adormecida. Acontece que no mês passado resolvi visitar a nova loja da Neuhaus que o Sofitel da Place Jourdan fez o favor de abrir mesmo ao lado de um dos edíficios onde trabalho. As barras de chocolate de São Tomé, sobriamente enfeitadas com um simples laço à banda, captaram-me a atenção. A atenção e poucos segundos depois o desejo e o prazer. Começou uma história de amor (podem tocar os violinos, por favor).
Não sei por onde começar. O melhor de tudo é que não há senão. Esta é uma bela sem senão. Delicioso, voluptuoso, saudável, pejado de ferro, cálcio e vitamina A, intenso, com um quadrado satisfaz a gula, só faz bem!
É a perfeição. E como a perfeição não é deste mundo...só pode ser alquimia...

3 Comments:

Blogger Pitucha said...

Não gosto de chocolate preto mas conheço a fama do chocolate de S. Tomé.
Beijos

segunda-feira, janeiro 15, 2007 9:47:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Nãooooo valeeeee! Lá estás tu! E eu que vou (mais uma vez) viver ao pé da Jourdan! E agora.... o que é que eu faço???? Fujo???? Ou vou já a correr procurar a loja????

terça-feira, janeiro 16, 2007 1:25:00 da tarde  
Blogger Sofia C. said...

Pitucha,

Se calhar para quem não gosta de chocolate preto este é um bocadinho forte, o segredo está em deixá-lo derreter no céu da boca;-)bjs,Sofia

Nokas,

A solução só pode ser uma, ires lá já correr,hi,hi, beijos,Sofia

terça-feira, janeiro 16, 2007 1:54:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home