quinta-feira, janeiro 18, 2007

A menina da rádio...

Confesso que já raramente vejo o telejornal, aliás não é só o português. Esta afirmação devia envergonhar-me mas ainda assim faço-a. Para salvar a face acrescento que leio todos os dias na internet os jornais que me interessam, pelo que chegando às 20h já sei o que se passou(em princípio, vá se lá saber o rigor de quem relata) e não preciso de detalhes barrocos e inúteis. Não preciso de imagens violentas a acelerarem a adrenalina poucas horas antes de me deitar.
Acresce que nesta onda em que me fui instalando sem dar por ela voltei à Radio online. Sento-me serenamente em frente ao computador, escolho um qualquer programa das Antenas1,2 ou3 , deito-me no sofá ali ao lado com um livro ou só para descansar e delicio-me durante 20-30 minutos. Comecei pela "Escrita em dia" do Francisco José Viegas, logo descobri o "À volta dos livros" da Ana Aranha, veio depois o "1001 escolhas" da Madalena Balça e agora ando pululando alegremente desenvolvendo preferências, claro. Tudo graças aos programas armazenados online acessíveis através de podcast.
Leio mais, oiço e reflicto com tempo e olho com os meus próprios olhos para o mundo. Por vezes sinto que nos esquecemos de olhar com olhos de ver e limitamo-nos a engolir as visões dos outros. É sempre útil comparar ideias, perpectivas, até porque ninguém detém a verdade absoluta. Mas melhor que aceitar passivamente prefiro comparar. Eu vejo isto, fulano aquilo, cicrano aqueloutro...Sendo que por vezes nem de perspectivas se trata mas sim de pura futurologia. Viessem todos estes debates sobre o que será, o que seria, o que devia e podia ter sido numa revista feminina e já teriam tido o habitual comentário rançosamente machista de uma qualquer eminência parda dizendo que o povo segue as modas das revistas femininas, apoiando no "femininas" para ficar patente o nojo e superioridade intelectual.
Assim, os ditos debates são feitos maioritariamente por homens, salvo a presença da mulher moderadora em quem depois se malha forte e feio, e passam em horário nobre. São coisa séria, de gente séria que se ocupa de assuntos da maior importância. Bom, Prós e Contras sobre o que o governo vai conseguir fazer até ao fim do mandato, foi o programa que por mero acaso vislumbrei num zapping enfastiado. Para mim podia vir na secção dos horóscopos da Marie Claire, é futurologia ainda por cima descaradamente misturada com "hidden agendas", dado que mais não pode ser que uns a dizerem que sim que vai conseguir e os outros a dizerem que não (eu também podia abrir uma banquinha de adivinhção, não acham?) mas enfim...
Radio dá-me música por favor... :-)

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Sofia,

A menina da rádio ganha novo folgo nos últimos tempos, sem dúvida.

E eu há muito que deixei de ver TV.
Mesmo muito... e não me sinto nada mal.

E adoro imagem e som :-)

sábado, janeiro 20, 2007 2:11:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home