sábado, setembro 16, 2006

Dio si è fermato a ... Vanuatu


O melhor seria dizer que John Frumm si è fermato a Vanuatu.

As ilhas são paradisíacas. O nosso Paraíso perdido. Numa pequena comunidade de 15 000 pessoas surgiu há coisa de 50 anos uma nova religião que se baseia essencialmente na fé no regresso de John Frumm que lhes trará a abundância e a felicidade.
John Frumm foi um americano que por lá passou nos anos 40 e que lhes falou da independência e do respeito pelos seus usos e costumes. Na altura o Vanuatu era uma colónia partilhada entre o Reino Unido e a França. Os Presbiterianos tentavam converter as populações ao Cristianismo e na onda queriam erradicar as suas religiões e costumes em geral. Quem se opunha era perseguido, preso, castigado.
Hoje, os seguidores de John Frumm veneram-no e esperam o seu regresso. Representam-no com estátuas de cara branca, cruzes vermelhas (símbolo da vitalidade), fotografias de iates e veleiros brancos (foi num grande barco branco que ele partiu) tudo isto sob a protecção da bandeira americana. A bandeira americana que, note-se, perdeu o seu valor institucional e representa agora apenas uma proteacção divina.
Olho e oiço o documetário que me conta isto tudo e não posso deixar de pensar que se calhar aquela é a origem de todas as religiões. Aquela comunidade vive crente naquela verdade. John Frumm entretanto já morreu, mais que não seja de velhice. Aquele John Frumm que esperam não voltará e se voltásse nunca seria o que esperavam.


No centro da ilha o Vulcão continua a pulsar e a ditar a presença dos espíritos dos antepassados. A morte ali ao lado. A morte sempre ao lado com John Frumm, Cristo, Alá e outros deuses para nos agarrarmos desesperadamente.
E o Vanuatu parece o Paraíso...Bom fim de semana!

3 Comments:

Blogger Pitucha said...

As coisas que tu sabes! Impressionante.
Beijos

segunda-feira, setembro 18, 2006 11:28:00 da manhã  
Blogger Sofia C. said...

Oi Pitucha,

Esta sabedoria infidável é resultado duma reportagem na France 2, he,he, não quero ficar com mérito alheios. As divagações é que são minhas, como desconfiarás. Beijos,S

segunda-feira, setembro 18, 2006 1:56:00 da tarde  
Blogger Sofia C. said...

Olá Pirata-vermelho,

uhmmm, saresti italiano? Oppure un portoghese in Italia? Ai,ai, questa curiositá...scusami:-)

domingo, outubro 01, 2006 10:45:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home