sexta-feira, fevereiro 22, 2008

Festival das Lanternas - Yuanxiao



Celebrou-se ontem na China o dia do "Festival das Lanternas". Este dia é fixado anualmente e é sempre o 15° dia apos o dia de Ano Novo chinês. Também conhecido por Yuanxiao ou noite da lua, o dia coincide com a primeira lua cheia depois do inicio do novo ano.

O Festival das Lanternas comemora-se ha varios séculos. Desconhece-se a sua origem exacta, as explicações variam. Mas acabam sempre por se traduzir numa festa da vida e da familia. As lanterna são mais ou menos elaboradas e contêm adivinhas que as crianças se divertem a tentar decifrar.

Pela mesma ocasião comem-se "yuanxiao"e "tangyuan", bolinhas de arroz doce que são por sinal uma das minhas guloseimas preferidas. E tudo isto vem a proposito das ditas "yuanxiao" e "tangyuan" de que me tenho lembrado ultimamente e que estão longe demais para que lhes possa deitar o dente. Uma das vantagens de ter mais emigrantes chineses em Bruxelas seria ter um Festival das lanternas digno desse nome e uma gastronomia chinesa à altura. Com o festival alegrariamos este povo, este cinzento e com a gastronomia...bom, a boa gastronomia não precisa de se justificar.

Para mais informação, dar uma vista de olhos pelo CCC San Francisco - Chinese cultural centre of SF.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É engraçada esta tua paixão pela cultura asiatica!

=)

sexta-feira, fevereiro 22, 2008 2:59:00 da tarde  
Blogger Sofia C. said...

Claudette,

Lá isso é, não sei de onde me vem isto.Em parte porque aprecio a estética deles. Mas às vezes acho que é ao interessar-me gulosamente pelas outras culturas que sou mais portuguesa...:-)

sexta-feira, fevereiro 22, 2008 3:08:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E já provaste o "Mooncake"? Só se pode apreciar lá para Outubro, parece-me, mas vale a pena. Gisela

terça-feira, fevereiro 26, 2008 9:05:00 da tarde  
Blogger Sofia C. said...

Olá Gisela,

Já provei o mooncake, no ano passado, trouxeram-mo de Paris onde a comunidade chinesa é maior. Gostei. É um bolo seco, tipo pão-de-ló com um ovo cozido no meio. Tenho de ver se descubro quem o faça por aqui.beijos, Sofia:-)

segunda-feira, março 03, 2008 11:53:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home