sexta-feira, março 02, 2007

Spider gourmet

Prazer, prazer, prazer a quanto obrigas!
Bom, obriga-me a descobrir novos restaurantes bruxelenses a intervalos irregulares...que a bolsa não é elástica e a barriga é, mas não convém que estique muito.
Não costumamos recorrer a desculpas para ir "à caça", mas das duas últimas vezes utilizámos o São Valentim e o dia de ontem para mimar os olhos e as papilas.


No dia 14 resolvemos optar pelo Sul, o Sul grego. Fomos ao Notos (clicar para aceder ao site oficial).

A comida é boa, suculenta, bem temperada regra geral e com uma variedade de especialidades superior ao que se encontra nos "gregos" já conhecidos cá do burgo. O peixe é do dia, fresco, cuidadosamente escolhido...o que é sempre bom sinal. O espaço é bonito, pessoal simpático, eficiente. O ambiente é intimista, a luz idealmente indirecta, as paredes caiadas em tons de areia molhada. O Chefe, Konstantinos Erinkoglu cria uma atmosfera afável, informal mas atenciosa, calma . Estamos claramente ao largo do Mediterrâneo. Dêem uma espreitadela ao site, encontram por lá o Chefe, a ementa, a morada e fotos inspiradoras.


Ontem achámos que quatro anos de amor mereciam celebração. E vai daí, toca de procurar um novo antro de delícias...gastronómicas. Chegámos ao Cospaia seguindo o conselho entusiasta de um amigo esteta e guloso. Pareceu-nos bom augúrio.

O Cospaia, ficámos a saber, é o novo "talk of the town". Não quer no entanto ser apenas um fenómeno de moda. Apostou em Jean Pierre Bruneau, numa decoração sofisticada, contemporânea, com vários espaços de ambiente variado. A clientela é internacional, o pessoal muito simpático, despretencioso e diligente.


Temos portanto um quadro bonito, atendimento profissional e então a paparoca? A paparoca é muito boa. Comecemos pelo princípio, os aperitivos eram coktails decentes e nada com sabor a remédio reciclado em Mojito mal amanhado. O pão é bom, sem ser excepcional, a manteiga é óptima. Os sabores estavam perfeitos tanto do peixe (bacalhau) como da carne (belo bife irlandês). Tinham nas sobremesas tarte Tatin e crème brûlée (entre outras), minhas sobremesas favoritas por estas bandas. Os chás são Palais des Thés. Gostei, evitaram a armadilha snob dos chás Mariage Frères. Optaram pela qualidade e informalidade.
E assim sendo, aqui estou eu a fazer o meu quinhão de publicidade. Nada como a fama que se constrói com o 'bouche à oreille". Será que alguém tem dicas pr'à troca? A nossa santa gulodice agradece:-)

3 Comments:

Blogger Sinapse said...

oh pá! e não é que me deu uma saudadezita de BXL?!? ...
... ainda agora parti, e já não sei qual é o must, o talk of the town ...


Adorei o post!


Beijinhos,
Sinapse

domingo, março 04, 2007 3:37:00 da manhã  
Blogger ma grande folle de soeur said...

Sim. Bruxelas prima deveras por esse cosmopolitismo bem conseguido da sua cozinha. Sem "esnobismos" e "pretensiosismos" déplacés como muitas vezes prima por cá. Adoro. E cresce-me água na boca. Pena a minha barriga ser mesmo mais dilatada do q a minha bolsa.
bj. lu

domingo, março 04, 2007 3:28:00 da tarde  
Blogger Sofia C. said...

Sinapse,

Obrigada. Pois é, esta cidade deixa saudades embora no início não paerça. Mas tu estás noutra cidade fascinante. Boa sorte por essas bandas e volta sempre:-)beijos,Sofia

Lu,

Tens toda a razão. A berriga e abolsa são os problemas, mas estas coisas também sabem bem por não serem diárias;-) Beijos,Sofia

quinta-feira, março 08, 2007 8:52:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home