segunda-feira, março 06, 2006

Fim-de-semana cinéfilo

Gosto muito de cinema e com o termómetro a indicar temperaturas negativas pelo 5º dia consecutivo nada mais apetece do que um bom cineminha.
Começámos 6a feira com:

"Corruption is our protection, corruption is what keeps us safe and warm...corruption is why we win".

Syriana. Boa intriga e bons actores. Está lá tudo o que se sabe e raramente se vê num filme que em 2 horas resume bastante bem as hipocrisias, interesses e desafios em jogo. Aquela realidade que gostamos de esquecer quando se criticam reacções a caricaturas sem considerar todo o pano de fundo da questão. Gostei muito. Gosto cada vez mais de Clooney que sem assumir protagonismos "howllyodescos" está claramente apostado em fazer do cinema uma arma de intervenção. Espero que continue!

Para aceder ao site oficial do filme clicar aqui.

Deixámos para Sábado "Memórias de uma Geisha":


Estética magnífica. Adaptação aceitável. Li o livro em Maio de 2000 (fui ver a data na contracapa). A profusão de informações relativas à época e ao mundo específico das Geishas no Japão dos anos 30, não é tão rica. Acho compreensível. É uma boa iniciação à estética e regras sociais japonesas, ou não fosse o livro escrito por um ocidental.

As actrizes são excelentes o que não foi surpresa, Zhang Ziyi, Gong Li, Michelle Yeoh estão muito bem:


*Clicar na imagem para aceder ao site do filme

Não será o melhor filme asiático que vi, mas é interessante, belo,bem representado.

Terminámos ontem com "Walk the line":
De todos foi o que menos me tocou, apesar das boas representações de Joaquin Phoenix e de Reese Witherspoon. Esta história da vida do cantor que passa pela droga, etc... diz-me pouco.Talvez porque Johnny Cash não é um músico que conheça bem nem que aprecie especialmente, talvez... Mas passei um bom momento.

*Clicar na imagem para aceder ao site do filme.

3 Comments:

Blogger Rui Martins said...

As Memórias de uma Geisha foram proibidas na China... Vá lá saber-se porquê... Dizem alguns que era por causa dos milhares de chinesas que o exército japonês escravizou na 2ª Guerra. Dizem outros porque as principais actrizes eram de origem chinesa...

terça-feira, março 07, 2006 9:15:00 da tarde  
Blogger Sofia C. said...

Certo e, desenvolva um pouco mais por favor...De facto todas as actrizes à excepção da personagem em criança são chinesas.É verdade que os japoneses escravizaram chinesas e já agora também coreanas para prostituição durante a Segunda Grande Guerra. Ainda hoje os japoneses têm uma atitude ambígua em relação à forma como se descrevem na História recente. Essas são querelas e cicatrizes infelizmente próprias de países vizinhos. Se a China discrimina e maltrata os seus , eu o que devo fazer, discriminar a China? É uma abordagem. Não é a minha. A China irá aos poucos dotar-se de uma classe média e é ela que fará mudar tudo. Levará tempo, mas já está a acontecer. A China não se pode ignorar. É um país belíssimo, de história riquíssima e complexa. Podemos ignorá-la (não me parece possível) ou descobri-la e viver com ela, acho que é a única solução.Não esquecer que nós só saímos de uma ditadura há trinta anos, eramos um império colonial. Acha que se o mundo inteiro nos tivesse ostracizado (mais do que nós próprios o fazíamos)teria sido melhor para Portugal? Que atraso teríamos então...Um país não é só um estado, um governo, é a população. Estamos aqui a falar no conforto das nossas casas, é fácil...

quarta-feira, março 08, 2006 12:49:00 da manhã  
Blogger Rui Martins said...

A China representa METADE de toda a população da Terra... Como discriminar metade de todos os seres humanos? Mas como defender em boa moral a repressão, a opressão, o colonianismo e o capitalismo selvagem vigentes na China? Isso não posso eu apoiar...

Devemos agir de todas as formas ao nosso limitado alcance para levar a China e democratizar-se, rehumanizar-se e descolonizar o Tibete. Não devemos ostracizar a China, mas o seu Regime. Se isso passar por um boicote, paciência. Que alternativa temos? Deixar as coisas evoluirem sózinhas? Em cinquenta anos todos os pontos que apontei não sofreram qualquer evolução significativa... Embora seja certo que o nível económico médio subiu bastante.

quarta-feira, março 08, 2006 9:09:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home