sexta-feira, abril 01, 2011

Fox news versão lusa

Estou a ouvir Mário Soares na Conferência "Grandes debates do regime", transmitida na TVI24. Como grande estadista, passou em revista a realidade actual, causas da crise actual, pistas para o futuro. Fê-lo naturalmente na sua perspectiva, foi claro e não renunciou a assumir a sua ideologia, é honesto e recto.
Na TVI receiam seguramente que a sua versão dos factos chegue aos portugueses e estes comecem a pensar pela própria cabeça. Assim, de 5 em 5 minutos, interrompeu o discurso de Mário Soares permitindo a uma senhora comentadora que nos dissesse : " o que Mário Soares quer dizer é isto..." , mas tudo alicerçado na premissa :" este é um homem que já não é do seu tempo". Tudo o que Mário Soares disse foi ou apresentado como tendo dito o contrário ( quando MS recordou por ex a natureza mundial da crise, a comentadora apressou-se a martelar os erros do actual primeiro-ministro como causas desta crise), ou foi apresentado como já não sendo um homem do seu tempo, ou seja desvalorizando por completo a mensagem do orador junto do potencial ouvinte.
Já não bastavam as dezenas de programas de comentário político que se seguem a qualquer intervenção dum governante, para nos dizerem o que "realmente" se passou, agora, é mesmo durante a intervenção dum orador que surge o filtro interpretativo da figura do comentador. Vale tudo para filtrar a informação e adulterá-la. Não há informação no meu país, neste momento, há um simulacro de diversidade informativa. Um simulacro generalizado, no meu país só há a Fox News. Isto é horripilante.

2 Comments:

Blogger Raimundo Narciso said...

Os moderadores, a grande maioria, estão lá para sabotar a informação e o comentário. Os entrevistados acabam por eles próprios. Não sei se viu um destes dias o prof e historiador Hespanha no programa Prós e Contras disse isso mesmo à Fatima Torres Campos que a deixou assarapantada algum tempo. Mas ela intervem mais por necessidade de protagonismo e não tanto como está generalizado para conduzir a discussão e sabotar o comentário do entrevistado.
Enfim um asco.

quinta-feira, abril 07, 2011 11:03:00 da tarde  
Blogger Sofia C. said...

Olá Raimundo,

Não vi esse programa, há algum tempo que não vejo, confesso, já nem me lembrava dele, vou procurar no site da RTP. Mas é de facto como conclui:um asco.

sexta-feira, abril 08, 2011 12:24:00 da manhã  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home