quarta-feira, dezembro 08, 2010

Vale muito a pena ler

"Pisa- A evolução" de Palmira F. Silva no Jugular. De salientar, no último parágrafo o reconhecimento do valor de Maria de Lurdes Rodrigues.
Confesso ter tido algumas discussões mais acesas a propósito das reformas defendidas e levadas a cabo por MLR. O maior obstáculo a qualquer troca de ideias era a convicção de que a ex-ministra não sabia o que estava a fazer, aquilo nunca resultaria em Portugal (o complexo de inferioridade sempre muito arreigado), que era mau, que não , que ela só queria o mal dos professoras (esta visão maniqueísta , particularmente infantil). Comecei por dar o benefício da dúvida às políticas do Ministério da Educação de então ao constatar que o/os métodos usados até à altura não tinham dado os resultados desejados, daí que, mudar de método fosse uma pista a seguir. Depois fui ler, fui informar-me. Reflecti igualmente na minha experiência profissional e conhecimento de sistemas de ensino noutros países.
Resultado: achei que fazia sentido. Se ia funcionar? Não fazia ideia, mas valia a pena tentar, quem não arrisca...
Moral da história, em vez desta tremenda resistência à mudança, por que não dar o benefício da dúvida? Ler, procurar estudos sobre o assunto, ouvir quem propõe o quê e porquê. Em suma , abertura de espírito. Não significa que se aceite tudo sem espírito crítico. Não, é o oposto, aceitar genuinamente examinar todas as possibilidades medindo prós e contras.

2 Comments:

Blogger António P. said...

Gostei do seu texto, Sofia.
Como refere no último parágrafo : há uma tremenda resistência à mudança.
Não é uma característica apenas dos portugueses mas penso que no nosso caso assume dimensões irracionasi e catastrofistas.
Os instalados há tantos anos e que dizem defender a democracia e o Estado Social têm que perceber que há que repensar modelos.
Bom fim de semana

sábado, dezembro 11, 2010 8:16:00 da tarde  
Blogger Sofia C. said...

António P. ,

Obrigada:) Concordo com o que diz, de facto a resistência à mudança existe em todos os países, o nosso é dos que atinge níveis elevados.
Há de facto que repensar modelos.
Bom fim-de-semana.

domingo, dezembro 12, 2010 5:36:00 da tarde  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home