quarta-feira, maio 12, 2010

Curiosamente...

... a histeria das bolsas e media de economia anglófonos dos últimos dias não se coibiu de assimilar o caso de Portugal ao da Grécia . A Economist chegando ao cúmulo de se questionar na capa sobre a nossa queda. A agência de rating Moody's ameaçando com futuro corte se não nos portarmos bem.

O presidente do BCE, a chanceler alemã, a ministra da Economia francesa e os nossos 1° e ministro das finanças referiram várias vezes que não são situações comparáveis. Em vão. O mantra repetia-se nos media e ontem, na Bloomberg um membro do BC alemão, um analista irlandês e um moderador inglês não tiveram pejo nenhum em fazer a amálgama dos dois países, falando de Portugal com insistência como o próximo a cair ravina abaixo.

Há dias já tinham sido anunciados os números favoráveis da produção industrial e das exportações (acima da média da zona euro). Hoje é o crescimento do PIB do primeiro trimestre que é o mais forte de toda a zona euro em comparação com o período homólogo.

Referências nos ditos media que ainda ontem enchiam a boca com o nosso potencial caso de derrocada? Nem uma, nem uminha!! A BBC dá-se ao luxo de falar destes números do Eurostat dizendo que crescimento na zona euro é fraquinho, o melhor é o da Itália. Haja lata!

Não me parece que possamos cantar vitória. É cedo demais. Mas a isto chama-se manipulação de informação. A isto chama-se atirar o barro à parede.

P.S.: E vai de mal a pior: a BBC World news acaba de transmitir uma notícia em que de forma sistematizada diz que Espanha acaba de sair da recessão, a Grécia descresce e o crescimento mais acentuado surge no leste europeu. Isto está a começar a irritar-me severamente.

2 Comments:

Blogger Claudette Guevara said...

Eu não sei em quem acreditar, no que acreditar... Já não me apetece ler notícias, ouvir Telejornais. Chega! Para mim basta.

Interesso-me pelas medidas do meu país, trabalho q.b., deito-me e espero pelo dia de amanhã. E vou esperando. Estou cansada.

quinta-feira, maio 13, 2010 5:33:00 da tarde  
Blogger Sofia C. said...

Oi Claudette,

Que bom ver-te por aqui outravez:-)

Compreendo-te perfeitamente, os meus pais estão como tu. Mas eu neste momento estou em Macau e os jornais e tv são a fonte de informação que tenho sobre a situação e sobre o país. Anda tudo numa histeria. Acho que um cházinho de lúcia-lima lhes fazia bem... e a mim também.

quinta-feira, maio 13, 2010 6:01:00 da tarde  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home