sábado, fevereiro 28, 2009

Mas não era já assim?!

É com notícias como esta que nos começamos a aperceber da dimensão e origens da coisa... Safa! Se juntarmos a isto o princípio que norteia a Economia , a saber: o Homem é racional , agindo livremente auto-regula-se e é altruísta e está tudo dito, não é?

3 Comments:

Blogger Irreligious said...

o.O
A única lei da economia é:
- Existe escassez.

O homem pode ser racional, mas não detendo informação perfeita, faz porcaria.

Os mercados, ou pelo menos alguns mercados (sendo que dentro destes alguns, estão uns bem importantes) sofrem de imperfeições ligadas a riscos morais, imperfeições de informação, e boleias.

E já o papá da economia dizia que a maravilha da economia é que os padeiros, agindo de forma completamente egoista, fazem com que todos nos possamos ter acesso a pão na nossa mesa.

Relativamente à noticia.. vivemos numa cleptocracia :D
Nada de culpar os economistas pelos erros dos gestores e dos politicos, que a economia é completamente imperfeita e necessita de regulação pesada já eu sei desde uma determinada aula do segundo ano em que tive um prof que disse "pois, isto é tudo muito giro, mas na realidade nada disto funciona".

sábado, fevereiro 28, 2009 4:28:00 da tarde  
Blogger Sofia C. said...

Irreligious,

Concordo totalmente contigo e longe de mim advogar que não precisamos de economistas. Precisamos deles bons, como em todos os domínios, aliás.

Numa aula de economia aqui em Bruxelas lembro-me de uma professora referir a racionalidade humana como um dos factores de base para os modelos económicos e lembro-me de na altura ter ficado preocupada, na sala houve um riso generalizado e ela também riu. No fundo todos sabemos o que a casa gasta. S

sábado, fevereiro 28, 2009 7:37:00 da tarde  
Blogger Irreligious said...

RACIONALIDADE??
AHAHAHAHAHAHAHAH

AHAHHAHAHA

:D

Ok, os modelos económicos assumem que as pessoas irão agir da melhor forma para si mesmas - por conveniencia as vezes chama-se a isso de "racionalidade", mas o problema é que muitas vezes, as pessoas não sabem o que é melhor para elas :P

sábado, fevereiro 28, 2009 10:40:00 da tarde  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home