sábado, junho 28, 2008

A orgia de cerejas...


...é uma das coisas boas do Verão

sábado, junho 21, 2008

Eu e o Golf

*imagem retirada daqui


O Sr. A recebeu 3 aulas de golf como prenda de aniversário duns amigos. Amavelmente , os amigos incluiram-me nas aulas oferecidas.
Hoje fomos à primeira aula.
Conclusão ao fim do primeiro dia: o golf e eu somos dois. Dói-me o pescoço. A ver...

sexta-feira, junho 20, 2008

As minhas descobertas preferidas na internet III


O canal de televisão LinkTV - television without borders . Descobri-o através do i-tunes, está gratuitamente disponível na i-tunes store ou no seu próprio site. A LinkTV é um canal americano que visa educar e informar sobre o mundo. Através do programa Global Pulse apresenta uma série de mini-reportagens (4-7 min.) sobre temas da actualidade. Cada reportagem mostra-nos a forma como o mesmo tema é tratado em vários canais de todo o mundo, da BBC à Aljazeera, da ABC à CCTV9, passando pela TV5, DW e muitos outros.


Provavelmente a melhor forma de ver informação: comparando várias perspectivas.


A título de exemplo deixo aqui a reportagem que eles prepararam sobre a crise mundial do trigo de 2 de Abril deste ano.


Recomendo.

quinta-feira, junho 12, 2008

Já cá canta




Logo vos direi de minha/nossa justiça. Sim, nossa, vai ser disputado ;-)

terça-feira, junho 10, 2008

As minhas descobertas preferidas na internet II

O "Libélabo" é a versão audio/video do jornal francês "Libération".

Destaco a entrevista ao autor do livro "Chinafrique". Uma visão completa, não maniqueísta, sem auto-comiseração nem invejas mal disfarçadas. Estava esgotado em Bruxelas até à semana passada...vamos ver se é esta semana que lhe deitamos a mão.

quinta-feira, junho 05, 2008

19 anos

Há 19 anos eu era bastante jovem mas lembro-me de ver na televisão as reportagens dos massacres em Tiananmen. Nunca me esqueci.

Volvidos 19 anos os chineses com quem abordei o assunto, desconhecem-no, evitam-no, justificam-no. Conheço poucos chineses, sobretudo face ao seu número real, por isso este é um comportamento que não posso generalizar.

Volvidos 19 anos ainda há presos de Tiananmen nas prisões chinesas.

Este ano a catástrofe natural e humanitária que foi o terramoto de Sichuan vitimou 69 000 pessoas (números ainda provisórios). Destes muitos foram crianças, vítimas sob os escombros das escolas que ruiram. É horrível ver os pais destas crianças chorarem os seus filhos. Filhos que perderam também por causa da corrupção das autoridades que pecaram por falta de cumprimento das regras de construção em zonas de actividade sísmica e por falta de fiscalização.

O governo chinês enviou recentemente directrizes aos media da China continental para não mencionarem os movimentos de protesto pela má construção das escolas. Será verdade? Em todo o caso deixei de encontrar notícias sobre o assunto.

Admiro muito quem ergue a voz e não desiste naquele país. Têm uma coragem e determinação que nunca tive de ter. Nem sei se teria...