terça-feira, setembro 23, 2008

Preconceitos são Prejuicios...

...e por analogia fonética, são prejuízos. Quando regressar de Sevilha escreverei em pormenor sobre a experiência sevilhana inclusive os preconceitos relativos a Portugal. Para isso parece-me necessária uma certa distância e sobretudo terminar a estadia, o que ainda não aconteceu.

Mas o que desde já posso constatar é que no preconceito o ser humano é muito generoso e o espanhol em geral e o andaluz em particular não foge à regra.

Os preconceitos sobre as outras regiões de Espanha têm rédea solta. Um andaluz ou outro espanhol pode falar sem pejo e com superioridade sobre um extremenho ou um galego. Porque são mais pobres que a Andaluzia, pensam eles entenda-se. E Castela La Mancha também não fica atrás.

Conheço várias regiões de Espanha e espanta-me esta atitude entre regiões que em boa verdade pouca diferença têm, sobretudo tendo em conta as diferenças que existem por esse mundo fora.

Pesquiso na Net o PIB per capita de cada Autonomia, e descubro que a Andaluzia é a segunda com o PIB per capita mais baixo de Espanha (o 1° é a Extremadura). Atrás da Galiza. Entenda-se não estou a legitimar este raciocínio, até porque o PIB não nos diz tudo. A Andaluzia é uma bonita região , com cidades fascinantes. Tentei apenas recorrer a dados mais concretos para confirmar ou não uma ideia feita deles, perante a impressão que eu tinha.

Como é obvio o preconceito não é a conclusão dum estudo científico, é a necessidade de se valorizar desvalorizando o outro. Deve ser engraçado ver um andaluz na Galiza, que cara fará? Será de espanto (pt.) ou de espanto (esp.)* ?

*espanto em espanhol significa susto, terror.


1 Comments:

Anonymous 面对面视频游戏 said...

It seems that you pay more attention to is a taste of life, because I saw the attitude of you for life!

segunda-feira, janeiro 05, 2009 1:23:00 da tarde  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home