quarta-feira, setembro 10, 2008

Mistério

Há um mistério na peninsula ibérica que merecia bem uma investigação ou então um livro de Dan Brown. Dos meus contactos com espanhóis antes de vir a Sevilha e agora durante a estadia por aqui resulta sempre que a certa altura eles confessam que a generalidade dos espanhóis nada sabe de Portugal, acham que não tem interesse (não forçosamente os que eu conheço, mas falando dos seus conterrâneos) e alimentam o mesmo tipo de preconceitos que alemães e nórdicos alimentam sobre eles. E reiteram que os espanhóis não viajam a Portugal, preferem ir para mais longe, sítios mais exóticos. Tudo bem, cada um tem a opinião que quer e não é em Portugal que nos podemos ficar a rir já que também são muitos os preconceitos sobre o país vizinho, embora me pareça que os conhecemos melhor a eles que eles a nós...

Agora respondam-me a esta pergunta: quem são aqueles "gajos" que vêm ao nosso país todos os anos, parece que aos millhares, que vemos por todo lado, só falta cairem na sopa, que oportunamente aparecem em reportgens da tv sobre tudo e coisa nehuma e que falam espanhol?

3 Comments:

Blogger Claudette Guevara said...

À pergunta não sei bem responder (ou é por demais evidentes).

Mas subscrevo a tua opinião. Aliás confirmada pelos meus amigos espanhóis aquando do meu Erasmus.

Mas, há 10 dias estive em Madrid, e todos os "amigos" que fiz, mostraram um enorme interesse por portugal, e algumas cidades costeiras. Quase todos eles já fizeram um pequeno curso de português (do brasil, dizem-me).

Então concluo:

1. Há os que, definitivamente, não têm o mínimo interesse por nós.

2. Há os que mostram um interesse elevadíssimo.

3. Há os que vivem pertíssimo das fronteira (quase respondendo à tua pergunta).

Beijos!

quarta-feira, setembro 10, 2008 6:58:00 da tarde  
Blogger Irreligious said...

devem ser bascos, que nao são espanhois a sério

afinal, um espanhol a sério tem cornos e respira enxofre, e tem pés de cabra e tal o.o

quarta-feira, setembro 10, 2008 8:39:00 da tarde  
Blogger S said...

Claudette,

Os meus amigos espanhóis falam todjo mal os português, curiosamente, por isso nem sequer representam esses espapnhóis. Não vejo mal nenhum em que o interesse seja pouco, nós também somos um pouco assim. Enfim, há de tudo, mas alguns vivem ainda de facto de costas, o que me parece uma perda...para ambos. Sofia:-)

Irreligious,

Aaaah, então é isso.Tá explicado, Sofia

quarta-feira, setembro 10, 2008 9:58:00 da tarde  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home