quarta-feira, fevereiro 20, 2008

As 7 vidas de um gato



Poderia viver várias vidas e talvez não chegasse para perceber toda a riqueza e matizes do que move o ser humano. A minha vida espero vive-la todinha até ao fim, mas não chegando o tempo para aprender na sua totalidade o que acima refiro, resta-me viver outras vidas através da leitura. Talvez isso seja o mais próximo que se possa arranjar.

Entretanto, pela mão da escritora Anchee Min, chinesa radicada nos EUA, estou prestes a terminar o segundo volume da vida ficcionada da imperatriz "Orquídea" , ou Dowager Cixi ou Tsu Hsi (ler Tsu Chi), última imperatriz da China que enquanto regente governou no final do século XIX. Para além do enorme prazer da leitura, este dois livros permitem-nos perceber a China, as potências ocidentais vistas pela China, o poder, a mulher e o poder. A mudança. Não esquecendo que é uma ficção e não uma obra histórica científica, só lamento já estar a chegar ao fim.


A quem interessar:
Aqui encontra várias páginas do primeiro volume intitulado "Empress Orchid".
Aqui poderá ter acesso a uma entrevista de Anchee Min à radio American Public Media.
Aqui uma breve apresentação da Imperatriz Tsu Hsi ou Cixi.

4 Comments:

Blogger Pitucha said...

Li o primeiro. Não sabia do segundo. Obrigada pela informação.
Beijos

quinta-feira, fevereiro 21, 2008 9:18:00 da manhã  
Blogger pessoana said...

Vinha aqui espairecer e dou com as 7 vidas que nunca hei-de ter, com a minha velocidade limitada de leitura, com a ideia de que nunca vou ler todos os livros de todas as vidas! Bolas, bolas, bolas!
Ainda por cima, abro a caixa de comentários e sai-me a Pitucha na rifa que, como é óbvio, JÁ leu um dos livros! Que raiva!:-)

quinta-feira, fevereiro 21, 2008 11:55:00 da manhã  
Blogger S said...

Pitucha,

Tenho o segundo que estou mesmo a acabar, posso emprestar-to:-)

Pessoana,

:-) Com a Pitucha não temos a menor hipótese;-)

quinta-feira, fevereiro 21, 2008 4:48:00 da tarde  
Blogger Pitucha said...

Sofia e Pessoana
Podiam ser publicitárias! Sois umas exageradas...
;-)
Beijos

sexta-feira, fevereiro 22, 2008 9:24:00 da manhã  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home