quarta-feira, maio 30, 2007

Índice de Paz global

O Índice de Paz global é o resultado de um estudo feito pela Economist Intelligence Unit, encomendado por Steve Killelea empresário e filantropo australiano. O dito empresário espera suscitar o interesse pela paz perante os resultados do estudo que avalia o nível de violência e de perigo de cada país. Nos primeiros lugares os países escandinavos, Irlanda, Japão, Nova Zelândia, Canadá, Portugal, Áustria.

O Guardian indica uma das conclusões do estudo: "The survey found that "small, stable countries which are part of regional blocs, such as the European Union, are most likely to get a higher ranking". The main determinants of internal peace were income, extent of schooling and the level of regional integration."

De entre os 24 parâmetros que permitiram a classificação dos países temos a participação em conflitos armados, número de polícias per capita, população prisional, violência pública, crime organizado, nível de despesa militar no orçamento de Estado.
Sei que em Portugal a população prisional é elevada, pelo que os outros parâmetros devem ter um resultado muito bom.
Já a classificação dos EUA em 96° lugar não me surpreende. Pela participação e incitação a guerras, sim. Mas depois da visita a New York, pela atitude policial que detectei em vários nova iorquinos...nem todos eles polícias...pela incitação à delacção nos cartazes do Metro... pelo stress palpável em que muitos deles vivem...mas sobre isto e muito mais escreverei mais tarde.

domingo, maio 27, 2007

The Year of Magical Thinking on Broadway

De tudo o que trouxe desta viagem, esta é uma memória que ficará comigo, talvez não para sempre, mas durante muito tempo. Deixo-vos este appetizer enquanto digiro a minha dentada na grande maçã...