sexta-feira, março 30, 2007

A caminho de...

* Foto do Museu José Malhoa no Parque D. Carlos I em C. da Rainha
Foto de Dias dos Reis tirada daqui.


...Portugal vou eu amanhã. 10 dias de intervalo é ao que me vão saber estas férias. O que não é depreciativo, atenção. Tudo começa amanhã cedo, muito cedo, tão cedo que receio perder o avião. A única vez que perdi o avião foi por ser muito cedo. O impossível aconteceu, adormeci. Eu que pensava que isso só acontecia aos outros.


Amanhã apanho percisamente o mesmo vôo. Com a diferença horária, começo o dia em Lisboa, é um dia inteiro que ganho por lá...espero não ter mais olhos que barriga e não ficar apenas a sonhar que ouvi um deseprtador algures...por isso até amanhã em Portugal...em princípio ;-)

O meu jardim secreto é...


...uma floresta amazónica. Há dias em que se proporciona o ócio inesperado por uma série de cisrcunstâncias. Nesses dias em vez de fazer as quinhentas mil coisas que podia e devia, lanço-me em deambulações pela cidade a que equivalem outras tantas nos meus pensamentos. Digamos que aproveito para visitar o meu jardim secreto.


Quando dou por mim são seis horas e eu andei perdida em vidas imaginadas, danças a sós no escritório, argumentações com interlocutores virtuais, livros aflorados, musiquinhas trauteadas pela rua fora, sorrisos dificilmente explicáveis a quem passa por mim. Este meu jardim secreto cresce por vezes tanto que eu me perco nele. É seguramente uma floresta amazónica, o pulmão da minha Terra.

sábado, março 24, 2007

Bom fim-de-semana!







Acabadinha de sair do forno. Foi o melhor que pude arranjar para um dia de chuva miudinha. Liguem o rádio e sirvam-se duma fatia :-)


Acrescento de Domingo: E afinal ele existe e brilha. O Sol aí está, veio visitar-nos neste Domingo. A provar que a Primavera tarda mas (ainda) não falha.

Na "jukebox" um bocado de "Disco" versão anos 2000, que mais se pode pedir para um Domingo solarengo?!:

sexta-feira, março 09, 2007

Bom fim-de-semana!





Deixo-vos o suave e persistente aroma da tangerina...e Nina Simone "My baby just cares for me...":-)

Mutine, coquine, voici Lu notre nouvelle blogueuse...

A Lu lançou-se há pouco nestas andanças da blogoesfera. O blog dela, o Ma Grande Folle de Soeur apresenta-nos o seu talento numa arte poética trazida de terras do Sol nascente: O Haiku.
Apesar da sonoridade um tanto ou quanto estranha o Haiku é uma forma de poema breve, 3 versos de 5-7-5 sílabas. Revela-nos uma emoção, uma realidade sentida em poucas palavras, de forma condensada e essencial.
Deixem-se seduzir:
"Ma maison
posée sur l'océan
drap blanc contre le ciel"*

* Da Lu em directo do blog dela.

quinta-feira, março 08, 2007

O luar sobre Palma...


...estava lindo, redondo, alaranjado, cinematográfico. Descemos ao centro da cidade para jantar.

Bendita a hora que decidi ser intérprete, com vista sobre a baía de Palma o entardecer recebido por sorte numa missão não é só fruto do azar. É fruto duma escolha pensada que nestes momentos me recorda que fiz muito bem.

Estavamos ali para trabalhar. Quem diria, os dias até foram intensos, mas que prazer trabalhar naquele quadro. Que vontade de me levantar cedo de manhã para atacar um pequeno-almoço de ensaimada e fruta fresca...com sabor. Abrir os olhos com a intensidade da luz.
Foram três dias e meio úteis, ricos em constatações:

1-Que sou como um peixe com uma capacidade relativa de adaptação. Sobrevivo em águas de outros mares mas onde eu nado alegremente é nas águas da minha origem. Sorri-me a pele, desentorpem-se-me os neurónios, agilita-se a digestão. Estou em casa. Regresso ao meu habitat.
As laranjas são mais doces, o ar é mais respirável o sono mais reparador. Não há nada a fazer.

2-Que gosto de ver Espanha desenvolver-se, pelo lado altruísta que se felicita com a alegria alheia e pelo meu lado egoísta, que acredita nas ondas de choque que nos influenciam mutuamente.


3-Que já cresci o suficiente para preferir estar sózinha do que aturar chatos. Mais vale uma caminhada solitária que ser assoberbada pelos comentários vácuos e plenos de auto-satisfação de quem usa os outros como caixote do lixo das suas frustrações. Assim me perservo a mim e assim me perservo para aqueles de quem verdadeiramente gosto.
4-Em contrapartida a conversa e o reencontro com certas pessoas é sempre um prazer.


E por fim, que quando vejo um bêbedo não devo olhar para ele, nem pensar sequer. Invariavelmente vem sentar-se ao meu lado e se for num avião a coisa é problemática. É nestas ocasiões que sabe bem ter uma "azafata" solidária e diligente que de mote próprio nos leva para outro lugar. Mulheres unidas é outra coisa. Pessoas competentes também.

sábado, março 03, 2007

Bom fim-de-semana!

IF

If you can keep your head when all about you
Are losing theirs and blaming it on you,
If you can trust yourself when all men doubt you
But make allowance for their doubting too,
If you can wait and not be tired by waiting,
Or being lied about, don't deal in lies,
Or being hated, don't give way to hating,
And yet don't look too good, nor talk too wise:
If you can dream--and not make dreams your master,
If you can think--and not make thoughts your aim;
If you can meet with Triumph and Disaster
And treat those two impostors just the same;
If you can bear to hear the truth you've spoken
Twisted by knaves to make a trap for fools,
Or watch the things you gave your life to, broken,
And stoop and build 'em up with worn-out tools:

If you can make one heap of all your winnings
And risk it all on one turn of pitch-and-toss,
And lose, and start again at your beginnings
And never breath a word about your loss;
If you can force your heart and nerve and sinew
To serve your turn long after they are gone,
And so hold on when there is nothing in you
Except the Will which says to them: "Hold on!"

If you can talk with crowds and keep your virtue,
Or walk with kings--nor lose the common touch,
If neither foes nor loving friends can hurt you;
If all men count with you, but none too much,
If you can fill the unforgiving minute
With sixty seconds' worth of distance run,
Yours is the Earth and everything that's in it,
And--which is more--you'll be a Man, my son!


--Rudyard Kipling

sexta-feira, março 02, 2007

Spider gourmet

Prazer, prazer, prazer a quanto obrigas!
Bom, obriga-me a descobrir novos restaurantes bruxelenses a intervalos irregulares...que a bolsa não é elástica e a barriga é, mas não convém que estique muito.
Não costumamos recorrer a desculpas para ir "à caça", mas das duas últimas vezes utilizámos o São Valentim e o dia de ontem para mimar os olhos e as papilas.


No dia 14 resolvemos optar pelo Sul, o Sul grego. Fomos ao Notos (clicar para aceder ao site oficial).

A comida é boa, suculenta, bem temperada regra geral e com uma variedade de especialidades superior ao que se encontra nos "gregos" já conhecidos cá do burgo. O peixe é do dia, fresco, cuidadosamente escolhido...o que é sempre bom sinal. O espaço é bonito, pessoal simpático, eficiente. O ambiente é intimista, a luz idealmente indirecta, as paredes caiadas em tons de areia molhada. O Chefe, Konstantinos Erinkoglu cria uma atmosfera afável, informal mas atenciosa, calma . Estamos claramente ao largo do Mediterrâneo. Dêem uma espreitadela ao site, encontram por lá o Chefe, a ementa, a morada e fotos inspiradoras.


Ontem achámos que quatro anos de amor mereciam celebração. E vai daí, toca de procurar um novo antro de delícias...gastronómicas. Chegámos ao Cospaia seguindo o conselho entusiasta de um amigo esteta e guloso. Pareceu-nos bom augúrio.

O Cospaia, ficámos a saber, é o novo "talk of the town". Não quer no entanto ser apenas um fenómeno de moda. Apostou em Jean Pierre Bruneau, numa decoração sofisticada, contemporânea, com vários espaços de ambiente variado. A clientela é internacional, o pessoal muito simpático, despretencioso e diligente.


Temos portanto um quadro bonito, atendimento profissional e então a paparoca? A paparoca é muito boa. Comecemos pelo princípio, os aperitivos eram coktails decentes e nada com sabor a remédio reciclado em Mojito mal amanhado. O pão é bom, sem ser excepcional, a manteiga é óptima. Os sabores estavam perfeitos tanto do peixe (bacalhau) como da carne (belo bife irlandês). Tinham nas sobremesas tarte Tatin e crème brûlée (entre outras), minhas sobremesas favoritas por estas bandas. Os chás são Palais des Thés. Gostei, evitaram a armadilha snob dos chás Mariage Frères. Optaram pela qualidade e informalidade.
E assim sendo, aqui estou eu a fazer o meu quinhão de publicidade. Nada como a fama que se constrói com o 'bouche à oreille". Será que alguém tem dicas pr'à troca? A nossa santa gulodice agradece:-)