sábado, novembro 25, 2006

Bom fim de semana!

*Foto Ladurée

Deixo-vos esta guloseima:-)

quarta-feira, novembro 22, 2006

Sopro Vital VII


Centímetro a centímetro o corpo instala-se na terra. Respirar calmamente...sim...abandonar cada músculo...sim...cabeça pesada...uhmmm...ainda não, pés pesados...uhmmm ainda não, respirar outravez encher a barriga, expirar pela boca.
Concentra-te no local que te faz sentir bem, procura o teu paraíso, uma boa memória...bom, boa memória podia ser... e também podia ser... .
Do corpo esqueci-me e ele ficou esquecido em cima da terra. Lembrei-me dele quando lhe senti o peso. Um mamute, um dinossauro, este corpo não é meu?! Tão pesado, a qualquer momento afunda-se pelo chão, não há peso assim, não há chão que o sustenha. Dois, três segundos de quase pânico, o chão vai abrir-se, esta massa, esta matéria é gigantesca, maciça. Respira calmamente oiço, sim respirar. O ar enche-me. Que força tenho para me carregar pela vida. (olhos fechados, sobrancelhas arqueadas). Recordo, a Terra é maior, é mais pesada, pode comigo, pode com estas toneladas que eu carrego. Deixo-me pesar sobre ela, deixo-a pegar-me, suster-me, aguentar-me. E eu neste corpo inerte, sinto-o como se não fosse meu, como se o pudessem transportar sem mim.
Respira...respira, enche-te de ar. Movo os dedos, parecem leves, recupero-os pouco a pouco. Recupero a matéria à terra, este pedaço que devagar se vai distinguindo do chão, da madeira, do frio da cêra, do mole do colchão. Neste pedaço só há a minha voz que ressoa do alto.
Transporto-o com leveza, com o ar que insuflei... estive a fazer Yoga.

segunda-feira, novembro 20, 2006

Volver...



Encontraram-se em Bruxelas, casaram e viveram em Portugal. Dez anos depois, ano por ano,dia por dia, vieram para Colónia. Nova vida. Vieram para perto de mim, seguindo as escolhas que fizeram, para longe de outros, quem sabe...
Conheci-a a ela, em Coimbra. Foi há tanto tempo. Mas somos nós e já não somos nós, faz sentido? No sofá do apartamento que dividíamos na altura assitimos na Sic a uma retrospectiva de Almodóvar. Rimos, descobrimos, ressentimo-nos, sofremos. Queimamos pestanas e depois...depois seguimos o nosso caminho.
Que voltou a aproximar-se. E lá pelo meio o castelhano. Meu de sangue e profissão. Dela raiano e por paixão.
E sempre que vejo Almodóvar lembro-me de ti amiga. Do teu humor subtil, da tua naturalidade. Que a vida te sorria no teu período Kölsch, que tu lhe sorrias a ela.
As voltas que a vida dá...Volver:-)

sexta-feira, novembro 17, 2006

Fim de semana perfumado a água de...

*Foto de Saurav Saha
Bom fim de semana!

34

Vão passando... e ainda arranjo um bolo e duas velas e aguardo com prazer assumido o momento da cantoria. Esperem...tenho de fechar as luzes...qual é a piada com as luzes acesas...tsss,tsss. Já não o fazem por mim, sou eu que assumo o papel de mestre de cerimónias...e de centro das atenções. Sim, uma única vez por ano, adoro vê-los à volta da mesa comigo pactuando neste faz de conta, rindo-nos cúmplices. Eu sou criança outravez e assumo aquele ar maravilhado perante duas velas, um bolo e um coro de vozes que canta 2 estrofes. E no fim, rimo-nos todos e eu também bato palmas. E adoro-os porque sabem e eu sei que a repetição é fictícia e que o fazem porque eu gosto.
...lá pelos 80 , permita-me o corpo e o juízo, estaremos todos cantando e eu fingindo por segundos que sou menina outravez. Cantando também com a dentadura ou sem ela, quem sabe...mas serei gaiteira, isso sim, festa e bolo e copos e conversa...assim me permita o espírito. Mas desejo sobretudo que estejam lá todos à volta, não tanto por me alimentarem o sonho por segundos, mas porque estarão lá.

terça-feira, novembro 14, 2006

Homem Aranha em Lisboa...

Pensavam que isto dos super-heróis é "faz de conta", pois não é não... vejam aqui. Eu é que sou a ovelha negra da família, subir só se for pelas escadas , elevador ou quando muito pelas escadas rolantes... sou uma versão moderna, digamos assim.

segunda-feira, novembro 13, 2006

Saramago



Entrevistado hoje no El País a propósito do seu último livro "As pequenas memórias".

*Foto de João Pina, Kameraphoto.

sábado, novembro 11, 2006

My Architect - A son's journey

Quem sou eu? será a pergunta que nos traz percorrendo a vida. Nem sempre pensamos nela, mas lá está, na nossa busca de Deus, na nossa busca do pai e da mãe, na nossa confrontação com a vida e com a morte. Quem sou eu?
Nathaniel Kahn leva-nos com ele na sua viagem de procura do pai que pouco conheceu: o arquitecto Louis I. Kahn. Descobrimos as obras deste arquitecto pelo olhar do filho que tenta decifrá-lo .
O documentário é interessante e muito tocante por isso. Descobrimos o homem através do arquitecto. O criador genial de eternos "monólitos" atrás do criador incapaz dos filhos que deixou. O arquitecto amado e o homem incompleto. A cólera do filho e o apaziguamento que procura. A obra que questiona o criador. O criador que não a soube amar como ela queria.
Paralelos os caminhos do pai que se inventou questionando Deus, o pai que ele próprio não teve. Projectando-se em inúmeras contrucções. O caminho do filho que procura conhecer o pai que nunca esteve presente, que sempre foi esperado.
Mas os caminhos não se repetem, Nathaniel, o filho, procura perceber, investiga o passado de Louis filho de judeus vindos da Estónia e encerra o capítulo. Cabe-lhe quebrar o ciclo vicioso de homens incapazes de viver o seu lado afectivo. Nathaniel desconstrói e confronta a mãe, questiona-se sobre a família, não hesita em descontruir o mito de Louis. Ver o homem que terá sido, imperfeito e genial. E agora, resta-lhe seguir o seu caminho.

segunda-feira, novembro 06, 2006

Encontro marcado no dia 24 de Fevereiro na Ancienne Belgique

Até lá, tempo para descobrir, para sentir, para sonhar com esta voz..."Like a Star" Corinne Bailey Rae.

sexta-feira, novembro 03, 2006

Bom fim de semana!

Que venha o frio, a chuva, com este ritmo posso bem com eles...e este é o meu primeiro vídeo:-)))))

quinta-feira, novembro 02, 2006

Benvingut...foi assim...V

Montjuic-Fundação Joan Miró-Barceloneta










Benvingut...foi assim...IV

Ronda del Litoral





Benvingut...foi assim...III

Parque Güell-Passeig de Gràciá-Sagrada Familia







Benvingut...foi assim...II

Mercado "La Boqueria"









Benvingut ... foi assim... I

Rambla dels Caputxins-Barrí Gótic-Ciutat Vella