sábado, outubro 28, 2006

Bom fim de semana!

* Foto da Pastelaria Fabrice Collignon

"Mira,Gengis, castañas del Caurel, del país de los bosques, hervidas en nébeda y anís. Eres niño, Gengis, los perros del viento aúllan, la noche temblequea en el candil y los mayores andan encorvados por el peso del invierno. Pero aparece tu madre, Gengis, y posa en el centro de la mesa la fuente de las castañas hervidas, criaturas envueltas en trapos calientes, una vaharada animal que reblandece los huesos. (...) Y ahora, Gengis, dijo el doctor Da Barca cambiando de tono como un comediante, vamos a bañar esas castañas con crema de chocolate. (...)

(...)A que tiene cara de mejor salud?, dijo el doctor Da Barca. Es cierto eso que dice el refranero, que de ilusión también se vive. Es la ilusión, que le hace subir la glucosa.

Gengis Khan salió de la hipnosis despertado por su proprio eructo de placer."

In El Lápiz del carpintero de Manuel Rivas.

Deixo-vos esta guloseima:-)


quarta-feira, outubro 18, 2006

5 dias para descobrir...



Até Terça... :-)

sexta-feira, outubro 13, 2006

Bom fim de semana!

*Foto da Pastelaria Fabrice Collignon
Ando a ler...
"Hay un aforismo célebre según el cual la gallina no es más que el instrumento que utiliza el huevo para reproducirse." retirado do articonto El huevo y la gallina do livro Articuentos de Juan José Millás.
Serei eu a utilizar o blog e a net para escrever o que tenho de expulsar para alivio da minha mente propensa a excesso de deambulações ou será o blog e a net a utilizarem-me para existirem... e assim andamos os três a mando e desmando dos meus pensamentos ...ou será o contrário?
Deixo-vos esta guloseima...

terça-feira, outubro 10, 2006

O meu para-brisas, a caminho do Luxemburgo...

... conta-me as estações do ano que se vão sucedendo.
No Verão são insectos de tamanho e côres variados que se esmagam involuntariamente (penso eu) deixando-o como um campo de batalha. Perninhas minúsculas num mar viscoso e indecifrável. Às vezes adivinho uma asinhas.
Agora... são as folhas amareladas que esvoaçam à minha passagem e que por segundos se prendem num qualquer obstáculo.

Soubesse eu mais de zoologia ou de botânica e até vos diria umas frases sobre a riqueza da fauna e flora que atravesso sem dó.

Mas não sei.

Quem quer ser famoso?

A comunicação do futuro acontece já hoje e passa pela You-tube. You-tube que acaba de ser comprada pelo Google.
Estes são os tempos em que falamos de casa para o mundo. Talvez não saibam, ou talvez sim, no you-tube já há estrelas. Estou a pensar no caso da lonelygirl15, transmissão supostamente espontânea de uma rapariga que relatava as suas aventuras de adolescente fechada em casa por pais ultra-puritanos. Um êxito! De tal forma que a rapariga em questão já tem contractos em Hollywood. E nem imaginam o burburinho e vento de revolta dos fãs quando descobriram que era tudo uma ficção.

Também há um holandesazita que canta divinamente e que tem audiências de fazer inveja a muita wannabe pop star. Tudo sentadinha no seu quarto em frente ao computador.

E as reportagens bombásticas dos vários canais de tv, sobretudo americanos.

Eu confesso que a onda de fãs de ilusionistas é a que mais me faz rir. Existe já uma corrente paralela de quem parodia os ditos ilusionistas. No Japão são doidos por isto.

Um mundo inteiro que se desvenda. Com uma simples webcam, do seu quarto para o mundo.

E tudo isto vale mais de mil milhões de euros. A comunicação social ultra democratizada, a criatividade ao alcance de todos. Quem quer ser famoso, por aqui por favor...

segunda-feira, outubro 09, 2006

Rendez-vous à Paris...


...este fim-de-semana. Com Sol e calorzinho. Sim, Paris é o Sul, fica a Sul? Não sei, mas para mim já é o Sul, com sol e tudo.
Para casamento num "péniche" no canal, para ver a filha recém-nascida dum casal. E ali para os lados de Montparnasse, lá dei umas voltas, muito bobo, eu um pouco, os outros muito, por todo o lado. Bobo, sim, que é assim que se lhes chama. O Renaud que vos diga, que ele sabe bem. (o que eu queria era por a música aqui no blog, mas não sei fazer isso...zut).

sexta-feira, outubro 06, 2006

Gata borralheira...

*foto Ladurée


A luz está a meio gás, o ar molhado.Brrrrrrr...quero dormir até Abril. Mas não, quero pão de ló, pães quentes, chá, galões, serões debaixo de cobertores. O estômago é uma caldeira que implora lenha avidamente. Banhos de imersão.
Desconfiei quando me cheguei gulosamente ao bico do fogão enquanto a água aquecia e eu lia. Desconfiei quando me meti na cama para ler o dia todo, todinho...e quando me enrosquei mais em ti...
Com as esplanadas já não quero nada. Venham os espaços fechados, aveludados, aquecidos, aconchegados. E as sessões contínuas de cinema.
Espreito os passos no passeio com ar de gato incomodado enquanto a chuvinha me borrifa.
Amarelos, verdes velhos e laranjas esbatem-se na minha janela. O meu mundo volta-se para dentro.
É Outono.
Bom fim de semana!