quinta-feira, março 30, 2006

Íngreme


Site português várias vezes galardoado, nomedamente pelo FWA (Favourite Website awards), ou pelos "Flash Film Festival San Francisco 2005 Awards" na categoria 3D, entre outros.
*Clicar na imagem para ter uma ideia do site em questão. Muito giro!

quarta-feira, março 29, 2006

Sopro Vital V

Corpo de argila, de vento, de músculos e respiração. Aos poucos vais-te deixando moldar. No início estavas rígido, hirto, tinhas-te esquecido de ti, de todos os teus abraços, de como te podes esticar e agarrar o céu. Passados meses a memória esbatida reganhou contornos .Hoje abandonáste-te um pouco mais ao teu próprio peso e o meu nariz reviu o meu joelho. Tocou-lhe...estive a fazer Yoga.

terça-feira, março 28, 2006

Flatpak

Investigadores portugueses, do Instituto Superior Técnico, inventaram uma embalagem que se pode espalmar durante o transporte potenciando a percentagem de reciclagem.É o que se lê num artigo do Público de hoje. Evitando volumes de ar desnecessários a embalagem "flapak" pode dobrar-se como um envelope. O conceito é vantajoso na reciclagem deste tipo de resíduos que representam 30% a 40% do lixo produzido na UE. O projecto "Flatpak" de Ana espada, Leonardo Rosado e Luís Vargas já tinha sido galardoado com o prémio "Ideia INOVAdora" dos Prémios "INOVA Leiria 2005". Nós no nosso melhor:-)

domingo, março 26, 2006

Rodrigo


Nasceu no dia 23 de Março 2006. Filho de dois amigos meus. Dorme como um anjo.
Desejo-te amor e saúde. Coragem para ser feliz e para aprender com as lições da vida. Serás muito amado, isso sei eu. Um beijinho grande bébé.

sexta-feira, março 24, 2006

Optimismo é...


... combinar um piquenique no Domingo, num parque em Bruxelas, só porque se leu algures que vão estar 15°C. :-)

quinta-feira, março 23, 2006

Archie Shepp


Obrigada à T. e ao H. que ontem me permitiram descobrir este senhor. Músico e cantor de jazz, grande saxofonista. Fiquei encantada. Quem me dera pegar na voz e exprimir-me assim, quem me dera pegar num saxofone, piano, bateria, contrabaixo e exprimir-me assim. Mas não sei e graças a Archie Shepp pude vibrar.

Sobre Archie Shepp: http://www.archieshepp.com/

domingo, março 19, 2006

Dia 19 de Março

Naquele tempo não podias chorar nem sentir e educaram-te com a razão do medo e da força,
fizeram-te senhor da guerra, quiseram tirar-te a vontade e a palavra
Ficáste algures no fundo do poço, taparam-no com uma carapaça.

Quiseste salvar-te e deste-me a Liberdade. Salvei-me, sedenta das tuas palavras, dos teus gestos, do teu olhar, da tua confirmação.

Fizeram-te naquele mundo. Passou a ser um pouco o teu. Insidiosamente o que rejeitáste instalou-se e ganhou-te em parte.E assim me faláste também com a linguagem do medo. Transmitiste cega e fielmente a carapaça. Mas a minha é já de outra Era, feita de pele tenra. Rasguei-a por mim, para te perdoar.

Hoje vejo-te menino, com passos trôpegos recuperas o teu direito à felicidade. É te difícil dizê-lo.
Digo-to eu:
Amo-te muito.
P.S: Hoje também o disseste. Estamos a crescer. Estou feliz :-)

quinta-feira, março 16, 2006

16 de Março


Obrigada pai.

Um beijo grande,

Sofia.

Conto,meu


Um dia, 28 anos depois de ter começado, sentei-me e olhei para dentro. A medo, às apalpadelas espreitei por detrás do último segundo.
Vi passar caras, corpos, mãos e braços. Vi passar risos, palavras , choros e gritos. Passaram estradas, portas, paredes e alcatifas. Passaram quintais, quartos, cães e gatos. Passaram olhares, força, dor e medo.Passaram armas, ausência, grades e botifarras. Passaram lágrimas, silêncio surdo e cólera amordaçada. Passaram janelas, pratos e beiras do mar. Passaram vagas e tubarões. Passaram carinhos, cócegas e beijos. Passaram comboios, carros e aviões. Passaram conhecidos, desconhecidos e cordões umbilicais. Passaram panos, roupa, cheiros e sabores. Passou um vão de escada esconso e cheguei a um plano escuro. Sentada, agarrada aos joelhos, de cara escondida nos cabelos escuros vi-a pela primeira vez. Depois de tanto tempo, a única que poderei, um dia, pensar conhecer. Foi então, que aconteceu. Olhei-a nos olhos durante uma ínfima fracção de milésimo de segundo. Não percebi tudo. Mas varri os deuses dos altares e os sábios dos pedestais. Jurei-lhe amor eterno e fidelidade, pura, a única.

Ceci n'est pas un plat de sushi




----------------------------------------------------------------------------------


Existe uma tradição japonesa a que se chama Omakase.

Omakase (お任せ) é a palavra japonesa para "proteger".Pratica-se Omakase, regra geral, nos Bares de sushi( sushi ),em que o cliente pode pedir "omakase onegai shimasu" (onegai shimasu significa"queira fazer o favor de") autorizando assim o chefe a preparar o que ele quiser ao preço que o chefe estipular. Pedir omakase pode revelar-se uma aposta arriscada, no entanto o mais habitual é que o cliente seja brindado com o peixe da mais elevada qualidade que o restaurante tiver no momento e mais barato do que se pedisse um prato equivalente da ementa.

sábado, março 11, 2006

Água na Boca


Concentrado, refogando e salteando para mim...
dá-me vontade de lhe provar a boca e de lhe mordiscar as orelhas...

sexta-feira, março 10, 2006

Recorda-me Sakura


Meu corpo querido e esquecido
Meu ancoradouro, meu ombro,
meu fiel companheiro tão camuflado, incompreendido;

abres as narinas e procuras o perfume do ananás maduro,
abres os olhos e procuras o ângulo perfeito de côr ,
abres os ouvidos e insistes na repetição da melodia ,

abres as mãos e procuras a pele , morna
irrequieto não me deixas dormir.

Sim, ao sexto mês de Inverno
sem suspeita de rebentos nos ramos
tu já sabes e sussurras-me
A Primavera está a chegar.

quinta-feira, março 09, 2006

O objecto do meu desejo


Kusa Daifuku

É uma das minhas sobremesas favoritas. Bolinho japonês que apela aos sentidos.É primo do igualmente delicioso bolinho de arroz chinês. Mordê-lo é como morder uma nuvem que já está um bocadinho carregada de neve.
Tem o perfume suave do chá verde, a delicadeza de um ameixa madura, a macieza de uma pele retocada a pó de arroz.
Como descrever a sua textura?

Se a porcelana se pudesse comer seria assim, lisa, fria e suave.

Aqui e aqui encontra-se uma definição mais objectiva do Kusa e das suas variantes.

quarta-feira, março 08, 2006

OGLE-2005-BLG-390L b


É o nome da "outra" Terra que finalmente foi descoberta. Na procura contínua do outro no Cosmos (à procura de nós mesmos, penso eu) uma equipa internacional do programa Planet encontrou o primeiro planeta telúrico na constelação do Sagitário a 20 000 anos-luz da Terra. Tem cerca de 10 mil milhões de anos e o dobro do tamanho da Terra, grosso modo. Em termos de peso tem 5 vezes a massa terrestre. Gira a 400 milhões de quilómetros do seu Sol, lentamente. É composta por rochas e gelo e tem atmosfera. Trata-se claramente de um exoplaneta telúrico, ou seja sólido e não de mais um planeta gazoso. Quais as implicações desta descoberta? Provavelmente o retomar das missões internacionais Darwin e Planet Finder que tinham por objectivo estudar a atmosfera de exoplanetas e detectar sinais de vida na superfície de "irmãs" da Terra.E já agora, também lhe podiam dar um nome decente. Enfim, falta-me lirismo nesta escolha. Se calha é por ser o terceiro dia consecutivo de chuva,se calhar estou sentimentel, mas queria mais poesia. Vejam lá se não tenho razão: depois de séculos de olhos postos no Universo, prescrutando o infinito, procurando sinais de vida encontramos o primeiro planeta sólido com atmosfera que nos permite acreditar que outros haverá com possibilidades de vida. A utopia está menos distante e ao planeta chamámos... Ogle-2005-BLG etc... tsss,tsss.
P.S.: A 25 de Janeiro de 2006 a revista Nature publicou um artigo anunciando esta descoberta. Eu encontrei-a na revista Science&Vie do mês de Fevereiro. Aqui encontrará mais detalhes sobre o OGLE e técnicas que levaram à sua identificação.

8 de Março


Dia da Mulher

Infelizmente no dia 08 de Março de 2006 ainda se celebra o dia da Mulher. E digo infelizmente não porque esteja contra a ideia em si de ter um dia da mulher. Digo infelizmente porque isto significa que ainda hoje:

-temos salários, regra geral,mais baixos que os dos homens em funções idênticas;
-somos consideradas inferiores num número assustador de países;
-somos esmagadoramente vítimas de violência doméstica;
-somos menos escolarizadas;
-somos mortas à nascença ou em gestação por sermos mulheres (China e Índia);
-a divisão equitativa de tarefas domésticas é uma ilusão na maioria dos lares;
-o Poder é associado ao masculino e ser feminina é ser dócil;
-apesar da revolução sexual dos anos 60, uma mulher livre é uma puta;
-temos de nos masculinizar para chegar ao poder, numa empresa, num país, etc...
-porque nas religiões monoteístas o nosso corpo ainda é conotado com o pecado o que permeia todo o nosso inconsciente

Mas também, porque ainda hoje:

-há muitas mulheres, demasiadas, que aceitam e reproduzem esta situação;
-há mulheres que educam os seus filhos para serem lordes;
-há mulheres que não gostam de ser mulher porque a imagem que têm de si é tão negativa;
-há mulheres que se agarram ao poder que ganharam na esfera doméstica fazendo perdurar o modelo patriarcal em que se reduzem a Senhoras do lar, por vezes impediedosas

Este é mais um dia para recordar, que o mundo tem de mudar e isso começa por NÒS!

terça-feira, março 07, 2006

Desafio aceite :-)

Cinco Manias, tenho de encontrar cinco manias minhas é o desafio que me lança RN do PuxaPalavra. Pois aqui vão:

1-Deitar-me sózinha na cama feita de lavado e ter o prazer de enfiar o nariz nos lençóis, na almofada e sentir aquele perfume bom a lavado (porquê sózinha, estará a perguntar quem se der ao trabalho de me ler, porque quero sentir os lençóis lisinhos, a estalar e não quero mais cheiro nenhum a contaminar o perfume da roupa...enfim, manias,lol);

2-Gostar da fruta já um nadinha podre ou quase, sobretudo bananas, quando estão quase transparentes;

3-Adormecer ao som de um ventilador;

4-Mal me apanho no sofá com o meu querido A., pedir-lhe implorar-lhe que me coce as canelas, ou a planta dos pés, I know...weird,lol

5-Esta é bastante recente: ver os meus mails, ler os jornais online a partir do Blog e só depois de dar uma vista de olhos pelos blogues que tenho na minha lista, está a tornar-se uma dependência, help!

Pois é, já lá vão cinco, foi um instante, lembro-me de mais algumas, o difícil foi escolher:-)

segunda-feira, março 06, 2006

Fim-de-semana cinéfilo

Gosto muito de cinema e com o termómetro a indicar temperaturas negativas pelo 5º dia consecutivo nada mais apetece do que um bom cineminha.
Começámos 6a feira com:

"Corruption is our protection, corruption is what keeps us safe and warm...corruption is why we win".

Syriana. Boa intriga e bons actores. Está lá tudo o que se sabe e raramente se vê num filme que em 2 horas resume bastante bem as hipocrisias, interesses e desafios em jogo. Aquela realidade que gostamos de esquecer quando se criticam reacções a caricaturas sem considerar todo o pano de fundo da questão. Gostei muito. Gosto cada vez mais de Clooney que sem assumir protagonismos "howllyodescos" está claramente apostado em fazer do cinema uma arma de intervenção. Espero que continue!

Para aceder ao site oficial do filme clicar aqui.

Deixámos para Sábado "Memórias de uma Geisha":


Estética magnífica. Adaptação aceitável. Li o livro em Maio de 2000 (fui ver a data na contracapa). A profusão de informações relativas à época e ao mundo específico das Geishas no Japão dos anos 30, não é tão rica. Acho compreensível. É uma boa iniciação à estética e regras sociais japonesas, ou não fosse o livro escrito por um ocidental.

As actrizes são excelentes o que não foi surpresa, Zhang Ziyi, Gong Li, Michelle Yeoh estão muito bem:


*Clicar na imagem para aceder ao site do filme

Não será o melhor filme asiático que vi, mas é interessante, belo,bem representado.

Terminámos ontem com "Walk the line":
De todos foi o que menos me tocou, apesar das boas representações de Joaquin Phoenix e de Reese Witherspoon. Esta história da vida do cantor que passa pela droga, etc... diz-me pouco.Talvez porque Johnny Cash não é um músico que conheça bem nem que aprecie especialmente, talvez... Mas passei um bom momento.

*Clicar na imagem para aceder ao site do filme.

sexta-feira, março 03, 2006

"Une journée particulière"


1938,Itália, Roma. Uma dona de casa, mãe de uma família numerosa encontra um locutor da rádio afastado das suas funções pelo regime. No espaço de um dia conseguirão criar uma ilha de ternura e esperança no mar do terror fascista que se instala.
É sempre bom recordar o que fazem as tentações de ordem, autoritarismo e superioridade.
De Ettore Scola, Ruggero Maccari e Gigliola Fantoni, a peça encontra-se agora em cena no Théâtre Le Public em Bruxelas. Muito bem adaptada e extremamente bem representada.

Para mais informações sobre a peça e Teatro clicar aqui .

quarta-feira, março 01, 2006

3 anos

Faz hoje três anos que despertei com o beijo que te dei.Que despertáste com o beijo que me deste. E ainda hoje de manhã ao acordar pensei: que lindos são os teus olhos. Gosto do teu antebraço, do teu dorso, do teu calcanhar, do teu sorriso matreiro. Gosto da tua pronúncia, do teu esforço, da tua comida, do teu ombro. Gosto da cova macia da tua planta do pé quando dormes e do teu cheiro a cachorrinho de leite.Gosto da tua voz, do teu coração. Gosto de como sou contigo. Porque esperáste por mim quando teimei que não te queria.Um grande beijo meu querido A.